Estrutura Física
CEUP - Centro Universitário de Psicologia
O CEUP desenvolve e coordena todas as atividades que estão previstas tanto nos estágios supervisionados de Processos Clínicos e Promoção de Saúde, como também em todas as atividades relacionadas com a Extensão Universitária sob a subordinação da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT).
É através do CEUP que se realizam as parcerias e convênios com as Instituições privadas e públicas como escolas do ensino Fundamental e Médio, projetos Sócio-Educativos, Penitenciárias, Fórum, Secretarias Municipais de Educação e Promoção Social, regulamentando legalmente o funcionamento do estágio junto aos acadêmicos.
Toda documentação que regulariza e administra as práticas de estágio são retirados no CEUP para preenchimento e providências junto às Instituições onde os referidos estágios são realizados. Ao término do estágio, o relatório final é arquivado no CEUP.
Também é de responsabilidade do CEUP todas as práticas ligadas à aplicação, controle, avaliação e treinamento de todos os “Instrumentos de Avaliação Psicológica” os chamados – Testes Psicológicos. É no CEUP que cuidamos para que ocorra o seu uso da forma devida. O CEUP funciona como um centro de apoio ao curso de Psicologia e aos Acadêmicos deste curso da UNOESTE, promovendo a ponte ao tripé – Ensino, Pesquisa e Extensão - nos seus diversos campos, que além de dar suporte as práticas de formação profissional através dos estágios supervisionados, leva a prestação de serviços especializado à comunidade. As supervisões dos estágios referentes às práticas de Estágio de Processos Clínicos ocorrem no CEUP. O horário de funcionamento do CEUP é das 07h00 às 12h00 das 13h20 às 21h de segunda a sexta-feira.
Clínica Escola de Psicologia da UNOESTE
A Clínica-Escola iniciou o atendimento à comunidade de Presidente-Prudente e região a partir de 1992.
Na Clínica-Escola são realizados cerca de 5000 atendimentos por ano, tendo como pacientes, crianças, adolescentes e adultos. Esses pacientes podem ser encaminhados por escolas, centros de saúde, delegacias, conselhos tutelares, instituições de saúde, fóruns ou procurarem espontaneamente a Clínica-Escola.
Todos os atendimentos são realizados por alunos-estagiários, supervisionados por psicólogos especialistas, mestres e doutores.
As modalidades de atendimento na Clínica-Escola são: triagem, psicodiagnóstico, psicoterapia individual breve e processual de adultos e adolescentes, ludoterapia infantil breve e processual , orientação de pais e orientação vocacional individual e grupal. As crianças podem receber atendimento a partir dos dois anos e meio e os adultos até a terceira idade. As abordagens oferecidas para os alunos são: a psicanálise nas vertentes de Melanie Klein, Lacan e Freud; o Psicodrama Moreniano e a Comportamental Cognitiva.
Os objetivos da Clínica-Escola em relação ao aluno-estagiário são:
- Propiciar aprofundamento teórico referente à abordagem escolhida.
- Promover a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos, adquiridos no decorrer do curso.
- Promover uma maior preparação, experiência e segurança quanto à atuação terapêutica, postura e ética profissional.
- Proporcionar o desenvolvimento do papel profissional, o exercício da cidadania consolidando assim as bases para a futura práxis profissional.
Os objetivos da Clínica-Escola em relação à comunidade são:
- Concretizar o papel da Universidade através da Clínica
- Escola dentro da comunidade como espaço de ensino, cidadania e integração.
- Ofertar atendimento psicológico de qualidade à população e às instituições da cidade e região. A Clínica-Escola é, ainda, um campo de pesquisa docente e discente, visando conhecer seus usuários traçando o perfil sócio-economico, a faixa etária as psicopatologias. ]