CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Graduação | Radiologia | Pesquisa Científica

Radiologia

Tecnologia | 6 semestres letivos | Noturno

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
Devido às mudanças dos hábitos alimentares e a diminuição da prática de exercícios físicos, a obesidade tem se tornado um problema de saúde pública tanto em países desenvolvidos, como em países em desenvolvimento. A obesidade central tem sido a mais preocupante, visto que a deposição de gordura visceral é a que se encontra fortemente associada a complicações metabólicas. Esta morbidade leva a uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemias. Essas doenças evoluem lentamente, podendo causar lesões irreversíveis em órgãos e tecidos, além de aumentarem o risco cardiovascular, e consequentemente, as taxas de mortalidade. Diante das pesquisas, observa-se que a prevalência de sobrepeso e obesidade também vem aumentando em funcionários de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), devido a fatores relacionados tanto ao ambiente de trabalho, quanto ao estilo de vida. O presente estudo pretende identificar os fatores de risco relacionados às doenças crônicas não-transmissíveis e avaliar o perfil nutricional de 120 trabalhadores de uma UAN de um hospital de alta complexidade. Serão coletados dados sociodemográficos como sexo, idade, raça, nível de escolaridade e estado civil; dados clínicos como níveis de colesterol sanguíneo, glicemia capilar e pressão arterial sistêmica; hábitos de vida como prática de atividade física, tabagismo, etilismo e ritmo intestinal habitual; dados antropométricos como peso, estatura, índice de massa corporal, circunferência da cintura e do quadril (CQ); e aplicado um questionário de frequência alimentar. Espera-se que este estudo traga informações importantes sobre os riscos associados ao desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis em trabalhadores de UAN, para que medidas de intervenção e prevenção sejam traçadas.

Protocolo: 5787 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2019 - 9/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATHALIA DE JESUS BREDA
VANDELICIA PEREIRA GOMES
TULIO RAMPAZI TUMITAN
DOUGLAS DONADAO SANTOS
Professor(es): MARILDA MOREIRA DA SILVA
BIANCA DEPIERI BALMANT AZEVEDO
SOLANGE APARECIDA MEURER BORDIN

Resumo:
A radiologia é a área do diagnóstico médico que faz uso de imagens, quer sejam elas digitais ou analógicas. O uso da tecnologia para essa área tem crescido muito nos últimos anos, o que tem otimizado a qualidade e a velocidade dos exames, além do nível de diminuir o nível de radiação na exposição do paciente. Este trabalho tem por objetivo verificar através de um minucioso estudo bibliográfico atual a presença da Inteligência Artificial (IA) sendo aplicada à radiologia como meio de otimização do diagnóstico por imagem e despertar os profissionais na área sobre a evolução da tecnologia para obtenção de um melhor e mais veloz diagnóstico médico, o que pode exigir uma adaptação dos mesmos para sua inserção ou permanência no mercado de trabalho. A metodologia empregada foi o padrão de estudo exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica de materiais já produzidos, ou seja, artigos e livros disponíveis na biblioteca e revistas periódicas da base de dados da Unoeste. Como resultado, espera-se obter um trabalho que dissemine a importância da IA na radiologia de maneira que convença os profissionais na da saúde a se desenvolver nessa área, tendo em vista que a sua aplicação pode trazer benefícios a humanidade.

Protocolo: 5420 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2019 - 4/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATANAEL MATOS SANTOS
Professor(es): CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS

Resumo:
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) geralmente é diagnosticado por um profissional qualificado por meio da análise visual da imagem do crânio obtida por tomografia ou ressonância magnética. O diagnóstico além de classificar o tipo de AVC em isquêmico ou hemorrágico, também realiza a demarcação manual do local lesionado. O diagnóstico pode ser comprometido devido à dificuldade em se detectar visualmente a doença nas primeiras horas, entretanto, por se tratar de uma disfunção que atinge o sistema nervoso de forma brusca e que pode levar o paciente a um estado crítico em questão de minutos, o tempo se torna crucial para evitar ou diminuir as sequelas da doença. A presente proposta visa identificar a presença do AVC em imagens obtidas por tomografia computadorizada, classificando o tipo da doença em isquemia e hemorragia e segmentando a região encefálica lesionada.

Protocolo: 4951 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2018 - 8/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA KUSHIKAWA SILVA
Professor(es): SILVIO ANTONIO CARRO
MICHAEL GABARRON COSTA

Resumo:
O aumento das infecções sexualmente transmissíveis atinge hoje um grande número de indivíduos, e tem se tornado um problema para a saúde pública mundial. Nas últimas décadas, houve um aumento significativo de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) entre a população que se encontra na faixa etária superior a 60 anos. A melhoria do acesso a saúde, trouxe como consequência melhores condições de qualidade de vida a população idosa, prolongando a vida sexual dessa população. Em contrapartida a sexualidade vivida sem informação os torna bastante vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), dentre elas a Sífilis Adquirida. O município de Álvares Machado, está localizado no extremo Oeste Paulista, com uma população estimada de 24.651, sendo que cerca de 21,4 da população é composta por idosos, tornando-se relevante a investigação para verificar a prevalência de sífilis. O objetivo deste estudo é conhecer e analisar as representações sociais da sífilis na população idosa do munícipio de Álvares Machado/SP, aplicando questionário segundo a Teoria das Representações Sociais, a fim de conhecer o comportamento sexual desses idosos e analisar as representações sociais dessa população frente a essa IST e avaliar o perfil sorológico dessa população frente à Sífilis, através do kit diagnóstico treponêmico para sífilis de acordo com as orientações da portaria 3.242/11. Para a análises desses resultados serão utilizados - Análise lexical das Representações Sociais com o auxílio do software ALCESTE, Análise da estrutura das Representações Sociais com o apoio do software EVOC, Análise da centralidade dos elementos das Representações Sociais, efetuando o cálculo de frequência/porcentagem das palavras principais indicadas pelos sujeitos. As variáveis serão tabuladas e apresentadas por meio de figuras e tabelas, e os dados quantitativos serão submetidos a testes de normalidade dos erros e homogeneidade das variâncias para escolha do teste estatístico mais adequado. O presente estudo pretende auxiliar na promoção de estratégias futuras e intervenções junto a essa população para conscientização e sensibilização, na manutenção de uma vida sexual saudável.

Protocolo: 4172 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2018 - 1/2021 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ARIANE MARIA PERES TAVARES DE ALMEIDA
RICARDO KUNIYOSHI MATSUNO
SOLANGE APARECIDA MEURER BORDIN
Professor(es): ALINE APARECIDA BURIOLA
ROSANA LEAL DO PRADO
MARCUS VINICIUS PIMENTA RODRIGUES
JOYCE MARINHO DE SOUZA

Resumo:
As arritmias cardíacas incluem anormalidades na frequência cardíaca, no ritmo, no local de origem do impulso cardíaco, na despolarização atrial ou ventricular, e podem ser atribuídas às desordens na geração e/ou condução do impulso elétrico. A depressão na condução de resposta rápida e reentrada de impulsos excitatórios são fenômenos elétricos anormais que resultam em estado patológico. Estas alterações são comumente originadas devido à hipóxia, isquemia, desequilíbrio eletrolítico e ainda à administração de certos fármacos. O objetivo deste estudo é analisar retrospectivamente o perfil epidemiológico das arritmias cardíacas em cães atendidos em hospital veterinário de ensino superior do estado de São Paulo entre 2013 e 2017 e serão classificados em relação a arritmia, idade, sexo e raça dos animais. Será utilizado análise estatística descritiva como o auxílio de programas computorizados (Excel 2007®, Microsoft), para criar gráficos e tabelas para ilustração desses resultados.

Protocolo: 3780 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAYRA CLAUDINO VILLA
DIENIFFER PARDO CASAVECHIA
Professor(es): LUÍS FELIPE DA COSTA ZULIM

Resumo:
A radiação ionizante são ondas eletromagnéticas de alta energia. A interação dessas ondas com a matéria desencadeará uma série de ionização. Dessa forma, os efeitos biológicos, de maior ou menor gravidade conforme o organismo ou tecido irradiado a radiação ionizante. Este trabalho tem por objetivo aferir os níveis de radiação ionizante emitidas por aparelhos de inspeção de bagagens de um aeroporto do interior paulista, e a partir destes estabelecer um plano de proteção radiológica para o setor dando ênfase a exposição dos trabalhadores. A metodologia empregada foi de fixar pelo tempo de um mês três dosímetros sendo dois afixados no ambiente de trabalho um próximo ao local do trabalhador e outro próximo ao acesso de passageiros e um terceiro dosímetros como padrão afixado na sala do supervisor do aeroporto para registro da radiação de fundo a ser descontada das leituras. Após o tempo de um mês os dosímetros serão recolhidos e enviados para empresa prestadora de serviços de monitoração individual contratada pelo curso de radiologia da Unoeste. Uma vez recebido o laudo dos níveis de radiação um estudo legislativo será empregado e a partir deste um plano de proteção radiológico será estabelecido, caso seja necessário. Espera-se como resultado que os níveis de radiação estejam dentro do considerado normal e que não haja necessidade de implementos de planos de radioproteção para o setor uma vez que os equipamentos ofereçam condições de segurança para tarefa desempenhada.

Protocolo: 3235 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2016 - 2/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LARISSA CRISTINA EDERLI VISSOTO
Professor(es): VITOR JOSE BAZZO
CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS

Resumo:
Contaminação por Staphylococcus aureus nos chassis radiográficos em Hospital de Ensino No ambiente hospitalar são realizados diversos procedimentos invasivos e não invasivos. Quando feitos sem as devidas precauções, podem aumentar a infecção cruzada, especialmente por materiais ou equipamentos contaminados com microrganismos patogênicos, dentre eles com o Staphylococcus aureus. Infecção Hospitalar é toda infecção adquirida após a internação do paciente e que se manifeste durante o período de convalescença ou após a alta. Todavia, a patologia surgente deverá estar relacionada com o período de internação ou com procedimentos hospitalares realizados.Um das ações rotineiros em uma unidade de hospital é a realização de exames de raios X no leito. Para tal, são utilizados chassis radiográficos não descartáveis, ou seja, estes chassis são usados diversas vezes em pacientes distintos. É necessário realizar estudos que confirmem se esses chassis de uso comum podem atuar como veículos de infecção hospitalar, ajudando na disseminação de Staphylococcus sp. resistentes ou não a antibióticos que podem vir a causar doenças no ambiente hospitalar. Sendo assim, este estudo objetiva investigar os chassis radiográficos como fontes de contaminação cruzada entre pacientes internados nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e no Setor de Emergência quanto à prevenção e controle de infecção hospitalar.O estudo será realizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e no Setor de Emergência do Hospital Regional de Presidente Prudente e o objeto de estudo corresponde aos chassis radiográficos (18x24cm) disponíveis no hospital para essas unidades de serviço. Serão estudados dois chassis radiográficos (18x24cm). Em cada dia de coleta serão obtidas amostras para as culturas de dois destes chassis, nesta amostra serão realizadas coletas para as culturas em três momentos diferentes: MO (início da rotina), M1(2 horas após início) e M3 (final da rotina), ou seja, serão obtidas seis amostras laboratoriais para as culturas dos chassis por dia de coleta. As amostras laboratoriais para as culturas serão coletadas no período vespertino pela maior demanda de radiografias durante duas semanas (n=60) na qual serão avaliados a contagem de unidades formadoras de colônias (UFC) de Staphylococcus aureus. Pelo fato das bactérias estarem disseminadas por todos os lugares, logo em chassis radiológicos, surge então uma preocupação quanto há diferença nos níveis de contaminação bacteriana de aparelhos usados por profissionais de saúde, sugerindo a necessidade de protocolos eficientes à desinfecção desses equipamentos hospitalares. Palavras-chaves: Chassis radiológicos; Contaminação bacteriana; Staphylococcus aureus; Controle de infecção.

Protocolo: 2779 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 2/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EDUARDA VILAS BOAS DE CASTRO
Professor(es): NÁDIA DE ARAUJO MIGUEL

Resumo:
As Escherichia coli associadas à infecção intestinal, são conhecidas como E. coli diarreiogênicas que podem ser classificadas em seis categorias reconhecidas, levando em consideração seus mecanismos de virulência específicos, as manifestações clinicas, sorotipos O:H e aspectos epidemiológicos. Dentre as E. coli diarreiogênicas, as E. coli enteropatogênicas (EPEC) são as principais causas de diarreia em crianças de até 5 (cinco) anos de idade. As EPEC podem ser classificadas em típicas e atípicas dependendo dos fatores de virulência encontrados nessas amostras. Este estudo tem como objetivo identificar amostras de EPEC típicas e atípicas dentre 60 amostras de E. coli diarreiogênicas previamente isoladas de crianças com diarreia que foram atendidas no Hospital Regional de Presidente Prudente no período do segundo semestre de 2013. As amostras previamente isoladas foram identificadas como E. coli e sorogrupadas dentre os principais sorogrupos de EPEC. Neste estudo pretende-se classificá-las como EPEC típicas ou EPEC atípicas através da Técnica de Polimerase em Cadeia (PCR), através da identificação dos genes eae e bfp A. Sendo assim, pretende-se avaliar quais os sorogrupos que essas amostras pertencem, bem como a sua prevalência em crianças de até 5 anos de idade nos casos de diarreia infantil na região de Presidente Prudente

Protocolo: 2155 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2014 - 6/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELA MANEA SOBRINHO
OTAVIO AUGUSTO STOPPA THOME
Professor(es): HERMANN BREMER NETO
ROGERIO GIUFFRIDA
ROGERIA KELLER

Resumo:
Introdução: Dentes humanos extraídos são utilizados para pesquisa e aprendizado de procedimentos operatórios. Todavia, estes podem estar contaminados, sendo primordial sua esterilização. Alguns métodos de esterilização podem alterar suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Objetivo: Avaliar a eficácia do método de esterilização por forno de micro-ondas em dentes extraídos em comparação a dois métodos tradicionais de esterilização. Material e Métodos: Serão utilizados 40 incisivos inferiores bovinos, estes serão seccionados e as raízes padronizadas com 15 mm, realizada odontometria, instrumentação com o Sistema Protaper, irrigação constante com hipoclorito de sódio 2,5, e confecção de batente compatível a lima #30. As raízes serão divididas como segue: G1- Controle (raízes não esterilizadas); G2- Micro-ondas (raízes esterilizadas com micro-ondas por 3 minutos à potência de 650 W); G3- Óxido de etileno (raízes esterilizadas em óxido de etileno) e G4- Autoclave (raízes esterilizadas por 12 minutos em autoclave), para todos os grupos n=10. Com um disco diamantado serão confeccionados sulcos, e as raízes clivadas; a superfície dentinária será metalizada e observada em microscópio eletrônico de varredura. As imagens serão avaliadas e atribuídos scores para alterações na dentina. Forma de análise dos resultados: Os valores serão anotados e tabulados para escolha do teste estatístico mais adequado para análise das médias. Resultados esperados: Contribuir com dados que auxiliem o clínico geral, faculdades de odontologia ou órgãos responsáveis pelo preparo e armazenagem de dentes quanto à escolha do melhor método de esterilização dentre aqueles aqui testados, levando-se em conta sua capacidade em não alterar as estruturas dentinárias.

Protocolo: 2288 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 1/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRE RICARDO RABELLO
ELLEN CRISTIANE SANCHEZ MAGRO
LEONARDO MENINI RIGOLETO
DEIGILAM CESTARI ESTEVES
Professor(es): LIGIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
MARCUS VINICIUS PIMENTA RODRIGUES

Resumo:
Introdução: Dentes são utilizados para aulas e pesquisas na área de odontologia, todavia, estes dentes podem ser uma fonte potencial de contaminação cruzada se não esterilizados de forma correta. As micro-ondas têm sido utilizadas para a esterilização de diversos materiais inclusive dentes, este método de esterilização apresenta inúmeras vantagens. Objetivo: Avaliar a esterilização de dentes bovinos quando submetidos a diferentes métodos de esterilização. Materiais e Métodos: O presente trabalho utilizará raízes de incisivos bovinos (n=40) padronizada em 15 mm, cada canal dentário será preenchido com uma suspenção bacteriana de Enterococcus faecalis. As amostras contaminadas serão colocadas em estufa e mantidas a 37ºC por 7 dias. As raízes serão distribuídas aleatoriamente em 4 grupos (n=10), de acordo com o protocolo de esterilização empregado: GI Controle (as raízes não serão esterilizadas); GII Micro-ondas (650W durante 3 minutos); GIII Óxido de Etileno (24 horas) e GIV Autoclave (12 minutos à temperatura de 121ºC) Após a esterilização os canais serão preenchidos com solução salina, e esta coletada e semeadas em placas de Agar Mueller-Hinton. Forma de Análise dos resultados: Será feita a contagem de unidades formadoras de colônias (CFU) nas diferentes placas de meio de cultura de acordo com os grupos estudados. Os valores serão anotados e tabulados, será utilizado o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis (p<0) para análise dos dados e os resultados serão expressos na forma de tabelas e gráficos. Resultados Esperados: Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a escolha do melhor método de esterilização de dentes dentre aqueles aqui testados.

Protocolo: 1759 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 8/2014 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MAILDE LAURENTINO DA SILVA
Professor(es): VAGNER CAMARINI ALVES
SUELI CRISTINA SCHADECK ZAGO
LIGIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Alguma mensagem