CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Pauta

Ministério amplia crédito com o Empreender Clima

Ministério amplia crédito com o Empreender Clima
Marcelo Strama recebido pelo Dr. Adilson Eduardo Guelfi

A política de empreendedorismo do governo federal passa a contar com nova ferramenta, o Empreender Clima, lançada esta semana na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

Em visita à Unoeste em Presidente Prudente, o diretor de fomento do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Mimp), Marcelo Strama falou sobre este e outros assuntos.

O governo e parceiros passaram a ofertar crédito barato para os pequenos negócios, com taxas a partir de 4,4% ao ano e até 100% de financiamento para investimentos em projetos sustentáveis. Exemplo: troca de moto a gasolina por moto elétrica

Parceiros fortes

Os parceiros são a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O preenchimento documento de pré-enquadramento no Empreender Clima é com acesso on-line e de forma gratuita. São prazos de carência e de pagamento diferentes, no caso de mobilidade sustentável são cinco anos para começar a pagar em até 25 anos.

Outro exemplo dado pelo diretor de fomento do Mimp é o do motorista de aplicativo que poderá adquirir seu carro elétrico com financiamento barato e no caso de trabalhar com veículo locado, possivelmente a parcela do seu próprio carro será mais baixa.

Excelente relação

Marcelo Strama, acompanhado de membros de sua equipe, expôs sobre outros incentivos ao empreendedorismo. Visitantes recepcionados pelos pró-reitores Dr. Adilson Guelfi e Dr. José Eduardo Creste, juntamente com uma equipe da Unoeste.

Essa é uma relação que vem desde os tempos em que Strama foi secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e atendeu demandas da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), instalada no campus 2 da Unoeste.

Entre outras ferramentas que a universidade utiliza para fomentar este segmento estão o Núcleo de Empreendedorismo (Nemp), a realização de eventos e disciplina com matriz comum nos cursos de graduação; e ainda incursões pela pós-graduação.

Alguma mensagem