Escola também é lugar de brincadeiras

A escola desempenha um papel fundamental na construção do conhecimento das crianças. Tornar o ambiente escolar atraente é possível desde que elas possam aprender brincando, pois é na infância que as crianças usam a brincadeira para adaptar-se ao mundo real.
“Brincadeira é coisa séria”, afirma a diretora da Faclepp (Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente), da Unoeste, Sônia Maria Pelegrini. “A criança utiliza a brincadeira para entender as normas da sociedade. Ela transforma o real em imaginário para reviver a situação e aprender a lidar com as circunstâncias”, explica Sônia.
De acordo com a professora, através dos jogos que exigem cooperação, as crianças aprendem a lidar com pessoas, objetos e suas emoções. São considerados jogos de cooperação aqueles que dependem de mais de uma criança para brincar, como amarelinha, dança das cadeiras, entre outras.
No caso dos jogos simbólicos, as escolas precisam ter um espaço com roupas e acessórios de diferentes tamanhos, brinquedos como panelinhas e mini fogão, para a criança brincar e representar os diferentes papéis existentes na sociedade, como mãe, pai e irmão. “É dessa forma que elas compreendem a realidade”, diz Sônia.
Muitas opções - Existem ainda os jogos de desafio, que instigam e deixam as crianças curiosas. Para resolver os jogos de desafio, elas terão de buscar vários conhecimentos. Também há os tradicionais jogos educativos que desenvolvem os conhecimentos em todas as áreas. Não faltam opções para aprender brincando e os benefícios são incontáveis.
“As brincadeiras na infância podem contribuir para o equilíbrio na vida adulta”, afirma Sônia. Portanto, os pais precisam observar se a escola utiliza apenas os exercícios de escrita (trabalho ou estudo), o que torna a educação infantil enfadonha para a criança.
Estes jogos também podem ser realizados em casa. Assim, as crianças terão a oportunidade de adquirir outras habilidades, além daquelas desenvolvidas no ambiente escolar. “Em casa, os pais devem reservar um espaço para a criança brincar e devem combinar que é de responsabilidade delas guardar os brinquedos, trabalhando a questão dos limites e responsabilidades que elas já conseguem assumir”, diz.
A educação é o meio pelo qual se formam os cidadãos. Sendo assim, torna-se indispensável que as escolas sejam o lugar onde as crianças se sintam à vontade para aprender. Segundo especialistas, o ideal é que a escola hoje equilibre jogos, trabalho e estudo, permitindo às crianças desde cedo construir o prazer de conhecer o mundo, contribuindo para a formação de adultos responsáveis e equilibrados.
“Brincadeira é coisa séria”, afirma a diretora da Faclepp (Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente), da Unoeste, Sônia Maria Pelegrini. “A criança utiliza a brincadeira para entender as normas da sociedade. Ela transforma o real em imaginário para reviver a situação e aprender a lidar com as circunstâncias”, explica Sônia.
De acordo com a professora, através dos jogos que exigem cooperação, as crianças aprendem a lidar com pessoas, objetos e suas emoções. São considerados jogos de cooperação aqueles que dependem de mais de uma criança para brincar, como amarelinha, dança das cadeiras, entre outras.
No caso dos jogos simbólicos, as escolas precisam ter um espaço com roupas e acessórios de diferentes tamanhos, brinquedos como panelinhas e mini fogão, para a criança brincar e representar os diferentes papéis existentes na sociedade, como mãe, pai e irmão. “É dessa forma que elas compreendem a realidade”, diz Sônia.
Muitas opções - Existem ainda os jogos de desafio, que instigam e deixam as crianças curiosas. Para resolver os jogos de desafio, elas terão de buscar vários conhecimentos. Também há os tradicionais jogos educativos que desenvolvem os conhecimentos em todas as áreas. Não faltam opções para aprender brincando e os benefícios são incontáveis.
“As brincadeiras na infância podem contribuir para o equilíbrio na vida adulta”, afirma Sônia. Portanto, os pais precisam observar se a escola utiliza apenas os exercícios de escrita (trabalho ou estudo), o que torna a educação infantil enfadonha para a criança.
Estes jogos também podem ser realizados em casa. Assim, as crianças terão a oportunidade de adquirir outras habilidades, além daquelas desenvolvidas no ambiente escolar. “Em casa, os pais devem reservar um espaço para a criança brincar e devem combinar que é de responsabilidade delas guardar os brinquedos, trabalhando a questão dos limites e responsabilidades que elas já conseguem assumir”, diz.
A educação é o meio pelo qual se formam os cidadãos. Sendo assim, torna-se indispensável que as escolas sejam o lugar onde as crianças se sintam à vontade para aprender. Segundo especialistas, o ideal é que a escola hoje equilibre jogos, trabalho e estudo, permitindo às crianças desde cedo construir o prazer de conhecer o mundo, contribuindo para a formação de adultos responsáveis e equilibrados.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste