"Aprender Unoeste" permite contato além da sala de aula
Através da internet, ferramenta Moodle estabelece relacionamento entre alunos e professores da universidade

A Unoeste através da Coordenadoria de WEB e da Gerência de Tecnologia da Informação implantou na universidade a ferramenta Moodle (nome técnico) que na instituição recebe a denominação de “Aprender Unoeste”. O programa começou a ser testado na Faculdade de Informática (FIPP) há um ano e meio com a intenção de ser uma extensão da sala de aula.
O programa está disponível para professores e alunos dos cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Superiores de Tecnologia), Pós-graduação e Educação a Distância.
De acordo com o coordenador de WEB, Eduardo Rizo, a implantação busca estabelecer um relacionamento entre professores, alunos e com os demais colegas de turma. “As informações postadas dizem respeito às disciplinas, provas, materiais e outros assuntos referentes ao curso”, destaca.
Para o diretor da FIPP, Moacir Del Trejo, o contato estabelecido pelo programa auxilia no aprendizado do aluno. “É um serviço que permite acesso durante as 24 horas do dia através da Internet. Com isso, estabelecemos um novo espaço de contato dos nossos acadêmicos com a universidade, ou seja, quando eles tiverem dúvidas, quiserem saber algo sobre as disciplinas podem fazer os questionamentos através do site sem terem que esperar a próxima aula”, informa.
Além da FIPP, onde todas as disciplinas dos cursos já utilizam a ferramenta, a FACLEPP (Faculdade de Ciências, Letras e Educação) e outras faculdades da Unoeste começam a aderir ao Moodle. Para a professora Luciana Salesi a experiência da utilização desta ferramenta no curso de Pedagogia foi bastante interessante. “Os professores receberam treinamento no ano passado e os alunos, que antes tinham receio em relação à informática, descobriram um novo ambiente para o estabelecimento do diálogo com os docentes e colegas de turma. Através de fóruns, chats e mensagens os acadêmicos conseguem interagir porque a ferramenta Moodle é intuitiva e de fácil compreensão”, salienta.
O professor ou aluno interessado em fazer o cadastro no sistema pode acessar o site //www.unoeste.br - link “Aprender Unoeste”. No site existe um guia de referência sobre as funcionalidades da plataforma EAD (Moodle) e também um manual para os professores que explica os procedimentos para a manipulação de uma determinada disciplina e para outros serviços oferecidos pelo sistema.
Serviço – Os interessados em esclarecer dúvidas ou fazer sugestões a respeito do “Aprender Unoeste” devem entrar em contato com a Coordenadoria de WEB pelo e-mail cweb@unoeste.br ou pelo telefone (18) 3229-1085.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste