Dermatologistas participam de evento em São Paulo
Congresso foi realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e incluiu 432 participantes de serviços de todo o estado

Dermatologistas e médicos residentes do Departamento de Dermatologia do HU (Hospital Universitário “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”) participaram nos dias 23 e 24 de fevereiro do Primeiro Curso de Educação Médica Continuada, que ocorreu no Fecomércio, Bairro Bela Vista na cidade de São Paulo. O evento reuniu 432 participantes, em sua maioria, médicos residentes e pós-graduandos de serviços credenciados pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) de todo o Estado de São Paulo.
O HU foi representado pela dermatologista Marilda Abreu, responsável pelo curso de pós-graduação em Dermatologia da instituição, e pelas médicas pós-graduandas na especialidade Daniela Santini e Priscila Vieira.
De acordo com Priscila, que cursa o segundo ano na especialidade, no evento foi oferecido um coquetel de boas-vindas aos novos residentes que ingressaram na área médica este ano, além de palestras sobre temas relacionados à dermatologia, como biópsias de pele, anestesias, entre outros assuntos.
“Foi uma boa oportunidade para conhecermos os chefes de outros serviços do estado, bem como colegas da especialidade. As palestras também foram muito interessantes e informativas”, comentou a médica.
O Ambulatório de Dermatologia do HU realiza hoje inúmeros atendimentos voltados à população de Presidente Prudente e região, além de ser um campo de prática para os pós-graduandos na especialidade. Além de peelings enzimáticos, crioterapia e outras técnicas de melhoramento estético da pele - todos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) - esse serviço realiza também operações para retirada e correção de lesões pré-malignas de câncer de pele.
A falta de serviços locais especializados nessa área fez do HU um pólo regional de diagnóstico e tratamento de várias doenças da pele, muitas delas raras. Pelo SUS, são oferecidos os mais variados procedimentos na pele, desde os mais simples aos mais complexos.
O trabalho, realizado em conjunto com outros profissionais, principalmente cirurgiões plásticos e cirurgiões vasculares, tem beneficiado muitas pessoas que precisam e que não têm acesso aos consultórios médicos. Dessa forma, há uma conexão entre os especialistas, que discutem os casos em conjunto, chegando-se a um diagnóstico mais preciso.
Conforme informações de especialistas que atendem no ambulatório, o HU é o único hospital da região a disponibilizar dermatologia estética para os pacientes do SUS, com aplicação de nitrogênio líquido para tratar não apenas doenças graves, como tumores, mas também manchas solares, cicatrizes de acne e verrugas.
Campanhas e cirurgias - A área de cirurgias dermatológicas (para retirada de câncer de pele) também apresentou grande avanço nos últimos anos, especialmente devido ao aumento no número de campanhas que o HU realiza de prevenção e combate ao tumor de pele, nas quais o paciente sai do ambulatório com cirurgia marcada pelo SUS, sem o transtorno das filas de espera.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste