Alunos orientam população sobre telefonia
Ação do Procon contou com a colaboração de alunos do curso de Direito da Unoeste
Em busca de auxiliar os consumidores sobre a escolha adequada do plano de telefonia fixa, que será convertido da cobrança de pulsos para minutos, o Procon-SP desenvolveu, nesta última quarta-feira (23), atendimentos a população de Presidente Prudente no calçadão da rua Tenente Nicolau Maffei. A ação teve a colaboração de alunos do curso de Direito da Unoeste.
De acordo com a diretora do Procon na cidade, Ana Paula Setti, o esclarecimento sobre a mudança pode ajudar a população com informações importantes para que não haja surpresa quando chegar a conta de telefone. “A mudança é obrigatória e se o consumidor não fizer uma opção consciente, não terá como diminuir o valor da conta”, informa.
A diretora explica ainda que as dúvidas mais freqüentes estão relacionadas a como vai ficar a linha econômica e sobre a assinatura. “A linha da economia se mantém da mesma forma, no entanto, a franquia da linha será multiplicada por 4 – para minutos. Sobre a assinatura, permanece com o mesmo valor”.
O coordenador do Núcleo de Atividades Complementares de Direito, Eder Canziani, acredita que a participação dos alunos promove uma integração com a comunidade. “O contato com o público proporciona uma experiência diferenciada e permite aos acadêmicos esse diálogo que será fundamental na profissão”.
Para o coordenador administrativo do curso, Valdomiro de Alcântara, a participação em atividades como essa, intensifica um dos propósitos da universidade que é a extensão. “Faz com que o aluno perceba que ele está a serviço da comunidade e terá papel fundamental na mesma através de sua profissão”, completa.
As alterações ocorrem gradativamente até julho deste ano conforme normatizou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), através da Resolução nº 423/05. Os consumidores devem optar por um dos planos que obrigatoriamente as operadoras devem oferecer o Plano Básico ou o Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (PASOO).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste