CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jornada Sucroalcooleira aborda Cogeração de Energia

Tema é focado em palestra do professor Dr. Ricardo Alan Verdú Ramos, da Unesp de Ilha Solteira


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Jornada Sucroalcooleira aborda Cogeração de Energia
Evento conta com a participação de alunos do curso tecnólogo em Produção Sucroalcooleira da Unoeste e profissionais da área




O professor e coordenador do NUPLEN (Núcleo de Planejamento Energético, Geração e Cogeração de Energia) do Departamento de Engenharia Mecânica da Unesp de Ilha Solteira, Dr. Ricardo Alan Verdú Ramos, foi um dos palestrantes da Jornada de Tecnologia Sucroalcooleira da Unoeste.

Dentro do tema Cogeração de Energia no Setor Sucroalcooleiro, ele fez inicialmente uma abordagem da matriz energética brasileira, destacando as fontes de energia na matriz elétrica, a evolução da oferta e demanda de energia elétrica e, por fim, as projeções do plano decenal de expansão da eletricidade. Em seguida foram abordados aspectos gerais da cogeração, incluindo regimes e estratégias operacionais, índices da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para caracterização de sistemas de cogeração, além das principais barreiras e soluções para expansão da cogeração no Brasil. Após esta exposição inicial, foi focado a cogeração no setor sucroalcooleiro, destacando-se as vantagens, perspectivas de expansão, tecnologias e fatores importantes para aumento da produção de eletricidade. Também foram apresentadas análises termodinâmica, termoecônomica e econômica do projeto de expansão do sistema de cogeração de energia de uma usina sucroalcooleira da região noroeste paulista, mostrando os benefícios decorrentes das modificações realizadas, principalmente no que diz respeito à substituição de caldeiras e turbinas por equipamentos mais eficientes que operam com níveis mais elevados de temperatura e pressão, bem como, a eletrificação das moendas.

A palestra foi finalizada com a apresentação de um vídeo de divulgação das atividades do NUPLEN, que não se restringem apenas ao setor sucroalcooleiro, envolvendo outras fontes energéticas.

“Em função do crescimento do setor sucroalcooleiro, percebemos uma carência de mão-de-obra especializada, tanto a nível técnico como na área de engenharia. Por isso, são importantes as iniciativas das instituições de ensino e pesquisa na área sucroalcooleira, bem como realização de eventos como esse, pois proporcionam a divulgação e/ou conhecimento de novas tecnologias que podem auxiliar na viabilização de projetos ou melhorar os serviços e processos existentes”, destaca Ramos.

O coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da Unoeste, Hermann Bremer Neto, informa que o evento reuniu alunos e profissionais de usinas da região de Presidente Prudente e até de outros Estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.

A Jornada terminou na quinta-feira (10) com palestra sobre Gestão Industrial proferida por Encarnação de Lourdes Bassoli Andreo Gonçalves, que gerencia equipes no desenvolvimento de software para Gestão Industrial de usinas de cana, açúcar e álcool.



Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem