CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão da Catarata será neste sábado

Iniciativa será voltada para pessoas com mais de 50 anos que suspeitem estar com a doença; objetivo é acabar com a fila de espera nas operações


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Mutirão da Catarata será neste sábado
Catarata senil é a mais comum, diz oftalmologista




No próximo sábado (30), das 7h ao meio-dia, o Departamento de Oftalmologia do HU (Hospital Universitário “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”) realizará o Mutirão da Catarata. Os atendimentos ocorrerão no Centro Médico 1 do hospital e serão voltados exclusivamente às pessoas com mais de 50 anos de idade que suspeitem estar com a doença. O objetivo é acabar com a fila de espera nas operações de catarata senil e dar oportunidade à população que enfrenta dificuldades para marcar uma consulta.

Assim como nos mutirões anteriores, será feita uma triagem dos pacientes. Os que tiverem o diagnóstico confirmado da doença receberão tratamento especializado e encaminhamento médico para a cirurgia, que será realizada nos próximos meses. Casos urgentes serão operados prioritariamente.

De acordo com o chefe do Departamento de Oftalmologia e responsável pela iniciativa, o médico Edmilson Gigante, o intuito principal de mutirões como esse é fornecer atendimento gratuito à população de baixa renda, que enfrenta dificuldades para ter acesso a um atendimento especializado. Segundo ele, alguns pacientes não conseguem fazer a cirurgia em razão da extensa fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde): “Existe uma demanda reprimida de pacientes com esse tipo de catarata que ainda não fizeram a cirurgia. Queremos facilitar para essas pessoas, inseri-las no contexto de saúde do país”, ressalta.

Gigante informa ainda que pessoas que apresentarem outros tipos de doença oftalmológica serão redirecionadas para uma consulta eletiva. “A finalidade deste sábado é atender somente casos de catarata. Outras doenças deverão ser tratadas em dias normais”, diz.



Catarata senil é o tipo mais comum




A catarata é considerada pela maioria da população um mal da idade. Isso porque o tipo mais comum da doença é a catarata senil. No entanto, há registros de casos raros de catarata precoce, de origem congênita ou traumática, causada por tombos e outros acidentes que atingem o olho.

A catarata senil não pode ser prevenida, mas alguns cuidados ajudam a evitá-la. Não expor os olhos aos raios ultravioletas e usar óculos solares de qualidade é muito útil, não apenas para evitar a catarata, mas também outras complicações oculares. Para esses casos, o diagnóstico precoce é muito importante, pois aumenta consideravelmente as chances de um tratamento com sucesso. O primeiro sinal da catarata é a vista embaçada por tempo prolongado. Quando aparecer esse sintoma, um oftalmologista deverá ser procurado.









Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem