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Mestrado em Educação é indicado pela Revista Escola

Edição especial de publicação da Editora Abril traz opções de programas em todo o Brasil; Unoeste está entre os citados


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Foto: Ector Gervasoni Mestrado em Educação é indicado pela Revista Escola
Dra. Ivone Tambelli Schmidt, coordenadora do Mestrado em Educação, e Dra. Zizi Trevizan, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unoeste




O Programa de Mestrado em Educação da Unoeste está entre as opções de cursos em todo o país indicado pela Revista Escola, da Editora Abril, para o professor que quer se aperfeiçoar. A relação de cursos, divididos por regiões, foi publicada na edição especial, em novembro de 2007 – página 56 – e faz referência aos melhores mestrados e doutorados.

Esta divulgação vem ao encontro da avaliação positiva da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao triênio 2004/2006. A coordenadora, Dra. Ivone Tambelli Schmidt, explica que o curso tem como área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador. São duas as linhas de pesquisa: “Instituição Organizacional: Organização e Gestão”, que aborda investigações sobre a instituição educacional, considerando-se os aspectos filosóficos, políticos, psico-sociais, culturais e gestionários; e “Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente”, que se ocupa de pesquisas sobre as práticas institucionais de ensino, abrangendo estudos de processos da formação de educadores, implementação e desenvolvimento de currículos, questões da prática docente, tecnologias contemporâneas e situações de ensino-aprendizagem.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unoeste, Dra. Zizi Trevizan, destaca que um dos principais fatores que coloca o Mestrado em Educação da instituição como boa opção para profissionais de todo o país é a produtividade científica do corpo docente e discente resultante da produção de pesquisa científica regular tanto de natureza individual quanto coletiva, pautada nos fundamentos dos Grupos de Pesquisas com bases nos dados da Plataforma Lattes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Esses grupos são todos organizados em torno de temáticas centrais, vinculadas, de forma adequada, às duas linhas de pesquisa do programa, o que é muito valorizado pela Capes”.

Para Zizi, a participação freqüente do corpo docente e discente em eventos científicos de nível nacional e internacional, com apresentações de pesquisas e publicação das mesmas em anais dos eventos, também qualifica os três Programas de Mestrado oferecidos pela Unoeste: além de Educação, Agronomia e Ciência Animal. “A integração do corpo docente com o discente no Ensino, Pesquisa e Extensão e as relações interinstitucionais estabelecidas também são pontos de referência nos cursos”, completa a pró-reitora.





Nossos Diferenciais



* Intercâmbios com outras instituições, fundações, órgãos e empresas, do país e do exterior;

* Priorização de algumas linhas de pesquisa, voltadas para as questões nacionais e, sobretudo, para os problemas da comunidade regional;

* Publicações (nacionais e internacionais dos docentes e mestrandos);

* Grupos de Pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

* Apoio recebido das Agências de Fomento à Pesquisa (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp – e CNPq no desenvolvimento de determinados projetos);

* Produção de revistas qualificadas pela Capes em nível nacional (Revista Humanarum e Revista Agrariae);

* Atuação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e do Comitê Assessor de Pesquisa Institucional (CAPI) e do Comitê Técnico Científico (CTC).



Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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