Manual de Terapêutica Veterinária é lançado com sucesso
Produção do livro teve a colaboração de 43 profissionais de todo o país, entre eles 14 são professores da Unoeste

Noite de confraternização no lançamento do livro “Manual de Terapêutica Veterinária” de autoria da professora da Unoeste, Silvia Franco Andrade. A obra, que contou com a colaboração de 14 profissionais da universidade, já está na 3ª edição. O evento foi realizado ontem (26) no Restaurante Garden e contou com a presença de docentes, acadêmicos e profissionais da área.
“Foi um trabalho bastante complexo, pois muitas informações foram atualizadas. Estou orgulhosa”, comemora a autora. Ela conta que a 1ª edição do manual foi lançada em forma de apostila, com a participação de dois colaboradores. “Quando me dei conta, o primeiro trabalho já estava sendo veiculado em todo o país. Surgiu então, a idéia de uma nova obra”. A segunda edição do manual, lançada em 2001, foi composta por 22 profissionais. “Nesta 3ª edição, acrescentei algumas informações sobre animais de laboratório. A obra é completa”, ressalta.
“Acredito que não se trata mais de um manual, e sim, de um livro-texto completo, com informações sintetizadas e produzidas por profissionais de peso. A escolha dos colaboradores foi muito bem fundamentada”, afirma o coordenador do Programa de Mestrado em Ciência Animal da Unoeste, Vamilton Santarém, que colaborou com o capítulo “Endoparasiticidas e Ectoparasiticidas”. Para ele, a obra pode ser utilizada em cursos de especialização e mestrado.
Haroldo Alberti, docente da disciplina de Enfermidades Parasitárias, destaca que houve uma ampla revisão de todos os produtos que são comercializados na área. “É um livro de terapêutica sem nenhuma outra obra similar, que aborda todos os assuntos divididos por especialidades. Ele dá subsídios para que o pesquisador encontre aquilo que precisa”, revela.
A colaboradora dos capítulos “Anti-sépticos e desinfetantes” e “Imunização em grandes animais”, Adriana Falco de Brito, docente da disciplina de Medicina Veterinária Preventiva e Infecciosa, fala da sua contribuição com o livro. “Substituí a professora que escreveu sobre este mesmo tema na edição passada, e que também foi minha docente. Foi um trabalho de muita pesquisa”. Para Adriana, o manual apresenta uma leitura simples, rápida, dinâmica e objetiva.
Gláucia Prada Kanashiro ficou responsável pelo capítulo de “Anestesia em Animais Selvagens”. Ela diz que essa foi a primeira vez que colaborou com a produção de um livro. “Me dediquei muito para que a linguagem ficasse no nível esperado. Me senti muito à vontade para escrever. Outra característica muito importante do manual foi escrever em português, informações da literatura de outros países”.
O livro também será lançado em São Paulo, na Livraria Cultura, Shopping Villa Lobos, localizada na Marginal Pinheiros. Cerca de 6 mil veterinários de todo o país foram convidados para o evento programado para o dia 6 de junho, às 19h30. A obra contém 936 páginas, 297 tabelas, 67 quadros, 57 ilustrações e 16 fotos.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste