CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enapi aborda a pesquisa na formação cidadã

Conferência “O papel da pesquisa na formação cidadã e qualificação profissional” foi realizada pelo vice-presidente da Fapesp, José Arana Varela


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Jorge Flash Enapi aborda a pesquisa na formação cidadã
“É através da pesquisa que serviços e produtos são inovados”, disse o vice-presidente da Fapesp, Dr. José Arana Varela


Simpósios, conferências, mesas redondas, palestras e comunicações orais marcam o XIV Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi) da Unoeste. A abertura do evento, que integra o Enepe 2009 (Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão), contou com a participação de acadêmicos, docentes, coordenadores e diretores.

O tema “O papel da pesquisa na formação cidadã e qualificação profissional”, deu início ao encontro e teve como conferencista o membro do Conselho Superior e vice-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Dr. José Arana Varela.

“O país está passando por uma mudança cultural. Estamos nos transformando na sociedade do conhecimento. A pesquisa é parte fundamental deste processo. É através dela que serviços e produtos são inovados”, explicou Varela, doutor em Materiais Cerâmicos pela University of Washington.

A atividade também contou com a presença do pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste e da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e Ação Comunitária, Dra. Zizi Trevizan.

“A cada visita do Ministério da Educação (MEC) à Universidade, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Temos vários projetos de Iniciação Científica que são aprovados pela Fapesp. Nosso objetivo é promover cada vez mais a integração entre os cursos de graduação e pós-graduação”, afirmou a pró-reitora.

Durante o Enapi, o tema “O papel da pesquisa na formação cidadã e qualificação profissional” foi abordado em diferentes áreas como Ciências Agrárias, Saúde, Engenharias, Ciências Humanas e Computação e Informática.

O 1º Simpósio de Obesidade e Doenças Relacionadas também está na programação do Enapi. Obesidade e Comportamento Alimentar foi o assunto abordado pelo pós-doutor em Endocrinologia pela Universidade de Harvard, Lício Augusto Velloso. “O número de pessoas obesas no país está crescendo de forma surpreendente. Nos próximos 15 anos, cerca de 25% dos brasileiros serão considerados obesos. Diabetes, hipertensão e infarto são as principais consequências do sobrepeso”, ressaltou o palestrante, livre-docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Velloso falou sobre uma das possíveis causas da obesidade. “Acredita-se que neurônios da região do hipotálamo funcionam de forma anômala e não regulam a quantidade de comida ingerida com o gasto de energia. Neste desequilíbrio ocorre o acúmulo de gordura”.

A professora doutora da Unesp de Botucatu, Maria Rita Marques de Oliveira, enfocou as Dietas mais Adequadas para Terapia da Obesidade. “Atitudes saudáveis são primordiais. A primeira pergunta que costumo fazer para o público é se uma dieta deve mesmo ser realizada. É a mudança de comportamento que mantém a saúde”.

No período da tarde o professor doutor Nelson Nardo Júnior da UEM enfocou “Obesidade e exercício” na continuidade da programação do Simpósio.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem