Professora de Medicina Veterinária defende mestrado
Pesquisa aborda desempenho do sistema digestório em aves submetidas à exposição intensa e cíclica de calor

A professora Lilian Francisco Arantes de Souza, do Curso de Medicina Veterinária da Unoeste, defendeu sua dissertação de mestrado no início deste ano. O estudo denominado Exposição Crônica e Cíclica ao Calor em Frangos de Corte: Desempenho, Metabolização dos Nutrientes e Atividades de Enzimas Pancreáticas, foi realizado no Aviário Experimental da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal (SP).
“Analisei o desempenho do sistema digestório em três grupos de aves, submetidas à exposição intensa e cíclica de calor. Um grupo permaneceu na temperatura constante de 32º C. O segundo, sofreu uma variação normal na temperatura, enquanto o terceiro ficou em um ambiente termoneutro, ou seja, o ideal”, explica a docente.
Ao observar o metabolismo das aves de corte, Lilian verificou que “a exposição crônica e cíclica à temperatura, afeta o desempenho do sistema digestório dos animais”.
Fizeram parte da banca de avaliação, os professores doutores João Waine Pinheiro, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e João Martins Bizauro Júnior, da Unesp de Jaboticabal.
Lílian é formada em Medicina Veterinária pela UEL. A pesquisa de mestrado foi realizada de 2006 a 2008. Em março deste ano, ela dará início ao doutorado na mesma instituição, a Unesp de Jaboticabal.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste