Docente de Medicina apresenta estudo sobre câncer de pele
Gisele Alborghetti Nai, professora da disciplina de Patologia no Curso de Medicina defendeu tese de doutorado na Unesp de Botucatu

Gisele Alborghetti Nai, professora do Curso de Medicina da Unoeste na área de Patologia, defendeu na última segunda-feira (27), na Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, a tese de doutorado titulada "O Possível Papel da Proteína ROC1 na Expressão da Proteína Ciclina D1 em Melanomas Cultâneos".
De acordo com a docente, os melanomas classificam-se como o décimo tipo de câncer de pele mais incidente no país. “A pesquisa enfoca que a proteína ROC1 ajuda na destruição da ciclina D1, uma proteína estimulante à proliferação de células cancerígenas. Nos testes em que havia alta concentração de ciclina D1, as células cancerígenas proliferavam-se mais rápido e muitos desses casos tinham deficiência de proteína ROC1”, explicou a professora.
Ela acrescentou que futuramente, estudos poderão desenvolver medicamentos que estimulem a ROC1, para evitar o aumento da ciclina D1 e assim, evitar a proliferação celular. “Com a tese, pretendo colaborar com a diminuição da alta taxa de mortalidade por esta patologia. O estudo foi desenvolvido durante três anos e meio, através de estudos de casos com pacientes da Unesp de Botucatu e do Laboratório de Anatomia Patológica da Unoeste”.
O trabalho da docente foi dedicado aos alunos do Curso de Medicina da instituição. “É por eles que eu quero me tornar uma profissional cada vez melhor”, ressaltou a docente. A orientadora da pesquisa foi a professora doutora Mariângela Esther Alencar Marques.
Os docentes que integraram a banca de avaliação foram: Dra. Mirian Nacagami Sotto, associada do Departamento de Dermatologia da USP; Dra. Luciana Patrícia Fernandes Abbade, do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Botucatu; Dr. Luis Fernando Barbisan do Departamento de Morfologia do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu e Dr. Cléverson Teixeira Soares, do Instituto Lauro de Souza Lima, de Bauru (SP).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste