Karatecas fazem exame de graduação superior em faixa preta
Atletas participam do teste em nível superior promovido pela Confederação Brasileira de Karatê, em São Paulo

Helio Toboni e Jerson Joffre Tanus, que fazem parte das aulas de karatê realizadas na Unoeste, participam no dia 9 de maio, em São Paulo, do Exame Especial de Graduação Superior para Faixa Preta promovido pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK).
O professor da modalidade na instituição, Luis Otávio Aranha Lacombe, explica que a troca de faixa é o reconhecimento pela experiência na área e a competência pelos serviços prestados. “Além de alunos, eles também são professores de várias faixas etárias, principalmente do público infantil”.
Hélio Toboni fará o exame para 1º Dan (graduação complementar à faixa preta) e o atleta Jerson Joffre Tanus, que ministra aulas de karate há dez anos fará o teste para o 2º Dan. “Já tive experiência em várias lutas, como o jiu-jitsu, mas escolhi o karatê para dar sequência a minha formação profissional”, frisa Tanus.
Ele conta que é muito importante para um karateca conquistar esse nível no esporte. “É uma forma de testar minha capacidade emocional, física, as minhas técnicas, autocontrole e disciplina”.
O exame será realizado na sede da CBK. Os alunos serão testados por cinco avaliadores de nível internacional.
O professor de karatê, Luis Otávio Aranha Lacombe, técnico da Seleção Brasileira Adulta e que ministra aulas da modalidade na Unoeste e em instituições de ensino infantil da cidade, participará de um encontro internacional de karatecas, denominado Programa de Cursos Técnicos de Alto Nível, que será realizado de 19 a 25 deste mês em Nuevo León, no México.
O evento é promovido pela Organização Desportiva Pan-americana (Odepa) e reúne os melhores profissionais da modalidade nas Américas. De acordo com o técnico, participarão as principais federações internacionais e serão discutidas técnicas na área esportiva.
“Apesar da tradicionalidade do esporte, o karatê está sempre inovando e aperfeiçoando suas técnicas e, essas questões, como também cursos de reciclagem, estão na programação do evento”.
Lacombe coleciona títulos importantes na sua carreira. Foi indicado ao evento internacional pela Organização Pan-americana de Karatê pelas importantes conquistas. Entre os títulos, foi 14 vezes campeão pan-americano, três vezes campeão mundial, dez vezes campeão brasileiro e seis vezes campeão sul-americano.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste