CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo aponta prevalência de verminoses no Pontal

Professor Luiz Euribel Prestes Carneiro e aluna do 11º termo de Medicina da Unoeste, Charlene Troiani, auxiliaram na pesquisa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudo aponta prevalência de verminoses no Pontal
Charlene Troiani, Michel Ulloffo, Márcia Kayahara e Luiz Euribel Prestes Carneiro




Um estudo realizado por laboratório do município de Teodoro Sampaio, localizado no Pontal do Paranapanema, com o auxílio da aluna do 11º termo do Curso de Medicina da Unoeste Charlene Troiani e sob orientação do professor doutor Luiz Euribel Prestes Carneiro, apontou a prevalência elevada de verminoses (enteroparasitoses), em especial na área urbana.

A pesquisa revelou, através de resultados de exames protoparasitológicos realizados entre 2002 e 2005 em cerca de 3 mil pessoas, que o município de Teodoro Sampaio apresenta um índice de 46,1% - sem diferença de idade ou sexo - com predominância de cistos de giardia lamblia (parasitas intestinais) em 96,3% dos casos. Esses dados foram publicados recentemente na Revista Newslab.

O que mais chamou atenção no estudo, de acordo com os pesquisadores, foi o número alto de verminoses, considerando que são referentes a um laboratório privado, onde existe uma seletividade de indivíduos que têm acesso a esse serviço.

De acordo com o orientador do trabalho e professor na Unoeste, Luiz Euribel Prestes Carneiro, o parasitismo intestinal ainda se constitui como um dos mais sérios problemas de saúde pública, principalmente nos países subdesenvolvidos. “Esse parasita pode afetar o desenvolvimento físico, psicossomático e social, especialmente de escolares. Estudos mundiais sobre o assunto relacionam a doença com a deficiência no saneamento básico, falta de instrução e baixo desenvolvimento econômico”.

Ele ressalta que o intuito do trabalho era estudar o complexo teníase-cisticercose, mas apenas um caso foi encontrado. “Embora as pequenas cidades e comunidades rurais representem parte significativa da população brasileira, poucos estudos mostram os indicadores de saúde e sócio-econômicos destas populações, no entanto, algumas pesquisas na área de epidemiologia, abrangendo os assentamentos rurais estão sendo desenvolvidos”, finaliza Carneiro.

Participaram ainda da pesquisa a farmacêutica bioquímica Márcia Kayahara e o médico Michel Ulloffo

Serviço - O artigo “Prevalência de Enteroparasitas em Indivíduos de um Município do Pontal do Paranapanema (Teodoro Sampaio – SP) foi publicado na edição número 92 de 2009, páginas 138-144, e pode ser acessado através do endereço eletrônico: http://www.newslab.com.br

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem