CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

MEC renova reconhecimento do Curso de Zootecnia

Em cumprimento ao Sinaes, avaliação apontou que o curso atende às condições de qualidade para a formação de profissionais na área


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André MEC renova reconhecimento do Curso de Zootecnia
Coordenadora do curso na Unoeste, Ana Cláudia Ambiel, durante aula prática na Fazenda Experimental




Em cumprimento aos três componentes principais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes – o Curso de Zootecnia da Unoeste teve o seu reconhecimento renovado pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado recentemente, após visita in loco de avaliadores externos que concluíram que o curso atende às condições de qualidade para a formação de profissionais na área.

O relatório, apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aponta que o Curso de Zootecnia da Unoeste “se apresenta como de grande importância econômica para a região, objetivando desta maneira ações pedagógicas que conduzam a formação de um profissional com responsabilidade técnica, social e ambiental, suprindo de uma maneira geral as demandas da sociedade por produtos de origem animal de ótima qualidade”.

A comissão de avaliação designada verificou que “existe uma coerência entre as metas previstas do curso em consonância com as diretrizes curriculares e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC)”.

Ganhou destaque na visita in loco, o empenho da coordenação do curso, corpo docente e da instituição de uma maneira geral, na busca constante em oferecer subsídios nas mais diferentes atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. “O resultado satisfatório significa um reconhecimento do trabalho desenvolvido nas diferentes instâncias da Universidade, desde a reitoria, pró-reitorias, coordenação e corpo docente até o trabalho dos funcionários da limpeza, que foi destacado no relatório, inclusive com citação à coleta seletiva em alguns setores”, informa a coordenadora da Zootecnia, Ana Cláudia Ambiel.

Além de toda a infraestrutura ressaltada pelos avaliadores – que conta com Fazenda Experimental, Centro Zootécnico, laboratórios diversos – desde 2007, todos os trabalhos de conclusão do curso são obrigatoriamente projetos de iniciação científica.

Com todos estes aspectos avaliados, a comissão constatou que “a direção tem apresentado um esforço para que o aluno, no final do curso, se apresente como um bom profissional no mercado de trabalho ou em um curso de pós-graduação, mostrando desta maneira a importância da instituição na organização didático-pedagógica para região e o país”.

Sinaes – O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior avalia todos os aspectos em torno dos eixos: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente, instalações e vários outros aspectos. Ele possui uma série de instrumentos complementares: auto-avaliação, avaliação externa, Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem