MEC renova reconhecimento do Curso de Zootecnia
Em cumprimento ao Sinaes, avaliação apontou que o curso atende às condições de qualidade para a formação de profissionais na área

Em cumprimento aos três componentes principais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes – o Curso de Zootecnia da Unoeste teve o seu reconhecimento renovado pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado recentemente, após visita in loco de avaliadores externos que concluíram que o curso atende às condições de qualidade para a formação de profissionais na área.
O relatório, apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aponta que o Curso de Zootecnia da Unoeste “se apresenta como de grande importância econômica para a região, objetivando desta maneira ações pedagógicas que conduzam a formação de um profissional com responsabilidade técnica, social e ambiental, suprindo de uma maneira geral as demandas da sociedade por produtos de origem animal de ótima qualidade”.
A comissão de avaliação designada verificou que “existe uma coerência entre as metas previstas do curso em consonância com as diretrizes curriculares e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC)”.
Ganhou destaque na visita in loco, o empenho da coordenação do curso, corpo docente e da instituição de uma maneira geral, na busca constante em oferecer subsídios nas mais diferentes atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. “O resultado satisfatório significa um reconhecimento do trabalho desenvolvido nas diferentes instâncias da Universidade, desde a reitoria, pró-reitorias, coordenação e corpo docente até o trabalho dos funcionários da limpeza, que foi destacado no relatório, inclusive com citação à coleta seletiva em alguns setores”, informa a coordenadora da Zootecnia, Ana Cláudia Ambiel.
Além de toda a infraestrutura ressaltada pelos avaliadores – que conta com Fazenda Experimental, Centro Zootécnico, laboratórios diversos – desde 2007, todos os trabalhos de conclusão do curso são obrigatoriamente projetos de iniciação científica.
Com todos estes aspectos avaliados, a comissão constatou que “a direção tem apresentado um esforço para que o aluno, no final do curso, se apresente como um bom profissional no mercado de trabalho ou em um curso de pós-graduação, mostrando desta maneira a importância da instituição na organização didático-pedagógica para região e o país”.
Sinaes – O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior avalia todos os aspectos em torno dos eixos: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente, instalações e vários outros aspectos. Ele possui uma série de instrumentos complementares: auto-avaliação, avaliação externa, Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste