Docentes de Arquitetura apresentam estudos em congresso
Evento enfocará a reflexão contemporânea em novas cidades, na técnica e expressividade e colocação dos monumentos públicos

Os professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste, Hélio Hirao e Rogério Quintanilha tiveram seus trabalhos aceitos no 8º Seminário Docomomo Brasil que nesta edição apresenta o tema Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e Paradoxo das Artes. O evento será realizado de 1 a 4 de setembro no Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro.
Hélio Hirao apresentará o trabalho “Arquitetura Moderna Paulista no Imaginário Social Urbano: Uso e Apropriação do Espaço” que enfoca uma junção de pensamentos da arquitetura e geografia. Ele explica que o estudo aborda a inserção da arquitetura moderna em centros históricos, como é o caso de Presidente Prudente. “É muito importante levar a nossa contribuição sobre arquitetura moderna aos profissionais mais renomados da área”.
Rogério Quintanilha abordará o tema “Uma Composição Purista para Três Milhões de Habitantes: A Influência do Purismo na Cidade Modelo de Le Corbusier”. De acordo com o docente, o estudo mostra um projeto urbano sobre a influência de Le Corbusier como pintor e arquiteto.
O prédio onde o evento será realizado, no Palácio Capanema, é um ícone do Movimento Moderno Latino-Americano e síntese do diálogo estabelecido entre os arquitetos locais e Le Corbusier. A proposta do congresso é enfocar a reflexão contemporânea em novas cidades, na técnica e expressividade, colocação dos monumentos públicos, tradição e materiais antigos de arquitetura moderna, artes plásticas e situação das artes na cidade.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste