Zootecnia desenvolve aula prática na Fazenda Experimental
Atividade está integrada a disciplina de Bovinocultura de Corte e promove uma integração entre os alunos

Nesta semana foi desenvolvida uma aula prática na Fazenda Experimental para alunos do Curso de Zootecnia da Unoeste. A atividade teve o intuito de estabelecer contato direto com os assuntos abordados em sala de aula na disciplina de Bovinocultura de Corte.
“Foram dois dias em que elaboramos um cronograma de ações e uma sequência de questões a serem solucionadas”, disse a coordenadora do curso, Ana Cláudia Ambiel.
Ela salientou que esta proposta possibilita principalmente, a convivência entre os acadêmicos e o trabalho em grupo. “É uma forma de aprender não apenas o que foi programado na atividade, mas também a vivenciar o ambiente da fazenda, que será o campo de atuação da maioria desses futuros profissionais”, completou.
Ontem (16), no período da manhã, estudantes do 6º termo fizeram uma visita técnica em uma propriedade intensiva de confinamento de 3,5 mil animais e acompanharam o fornecimento de ração no local. Logo após, houve uma explicação sobre os cuidados na maternidade dos bezerros recém-nascidos. À tarde, adquiriram conhecimentos práticos sobre os procedimentos de desmama, realizando a pesagem e o cálculo do peso ajustado para 210 dias. “Aqui os alunos podem colocar definitivamente a mão na massa, através do contato direto com os animais e adquirir habilidades que muito contribuirão neste processo de preparação para o mercado de trabalho”, observou Ana Cláudia.
Para a acadêmica Juliana Domingos, as aulas práticas desenvolvidas pela Universidade são fundamentais porque é o momento de tirar dúvidas. “Precisamos aproveitar ao máximo essas atividades para estarmos preparados, pois após a graduação as exigências serão intensificadas”.
A aluna destacou ainda a oportunidade de aprender como manejar corretamente o animal, inclusive utilizando algumas técnicas. “Aprendemos, por exemplo, a não deixar o animal estressado, já que isto pode influenciar na produtividade, prejudicando o trabalho do zootecnista”.
O aluno Rafael Almeida Silva comentou que a zootecnia é uma profissão que exige aulas práticas e a Unoeste proporciona esta infraestrutura. “É somente a campo que temos a oportunidade de conhecer a realidade da profissão, as instalações, os horários, condições do ambiente, enfim, é essencial para o zootecnista experiências assim”.
De acordo com o médico veterinário da Fazenda Experimental da Unoeste, Fábio Câmara Mustafá, o local existe para ser explorado pelos alunos. “Estou na administração da fazenda desde 2002 e todo semestre acompanho os trabalhos realizados pelos professores da Faculdade de Ciências Agrárias. Aqui os estudantes encontram a estrutura necessária para uma excelente formação profissional”, concluiu.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste