Abertura do Comepp reúne mais de 300 pessoas
Profissionais abordaram diferentes temas da atualidade



“O médico deve estar ao lado da vida”, afirmou o professor José Hamilton do Amaral, primeiro palestrante do XVIII Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente (Comepp). O evento, aberto ao som do saxofone de Paulo Moreira, reuniu mais de 300 pessoas entre acadêmicos, docentes e profissionais da área na noite desta quinta-feira (14), no Auditório Azaleia, campus II da Unoeste.
Integrado ao Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe 2010) da Unoeste, o evento é realizado pela Faculdade de Medicina (Famepp), Diretório Científico Estudantil (DCE) e Hospital Regional (HR). As atividades se encerram neste sábado (16). Além de palestras, estão programadas discussões, mesas redondas e sessões interativas. Todas as atividades serão realizadas no campus II da Universidade.
A mesa de abertura foi composta por Arlindo Wilton de Oliveira Filho, presidente do Diretório Acadêmico (D.A.) do curso de Medicina; Rita Higa, docente do curso; José Eduardo Creste, pró-reitor Acadêmico; Marco Aurélio Marangoni, presidente do Comepp e coordenador da graduação na Universidade; Fernando Pimentel, diretor do curso de Medicina; Frei Bento, diretor administrativo do HR e João Rubens, acadêmico e mestre de cerimônia.
Com a palestra Medicina Contemporânea e Perspectivas, José Hamilton do Amaral falou sobre o exercício da profissão, aspectos do novo código de ética e novas técnicas médicas. “Sabe-se que o tratamento do diabetes não evoluiu muito nos últimos anos, mesmo com a existência de milhares de pacientes. Porém, novos seguimentos como o pâncreas artificial, a insulina por via oral e as células tronco podem mudar esta realidade”, explicou.
Em seguida, o docente Igor Costa Almeida, também do curso de Medicina, abordou A Medicina Além do Dr. House. “No seriado, Dr. House é um médico frio, que não gosta de estar em contato com seus pacientes. É o exemplo de como não devemos atuar. Muitas vezes, este profissional deve tomar decisões com fragmentos de informações, que influenciam o diagnóstico. Vale ressaltar que a arte de ouvir o paciente é fundamental”.
Fechando a noite, a docente de Medicina e representante da Unipaz, Maria Letícia Martins, abordou o tema O Médico Ideal na Visão do Paciente. “O paciente quando entra no consultório, sabe que vai encontrar um profissional altivo e bem preparado. Após a consulta, ele pode sair com a imagem de que foi atendido por um tecnocrata, ou, com a impressão de que foi acolhido por um ser humano. E é aí que está a diferença. Com certeza, através do atendimento humanizado, o paciente responderá ao tratamento da melhor forma”, ressaltou.
Marco Aurélio Marangoni afirmou que este é o maior evento médico de Prudente e região. “Organizado por docentes, funcionários, alunos, direção e coordenação do curso, esta é uma oportunidade única de participar de duas atividades simultâneas. Este ano, teremos a participação do médico brasileiro Edmundo Periera de Souza Neto, que atua na Université Claude Bernard de Lyon 1, da França”.
Para Fernando Pimentel, diretor da graduação, o Comepp possibilita a troca de experiências com profissionais altamente qualificados. “Além disso, as temáticas que compõem a programação se referem à realidade médica atual”.
Serviço – Confira aqui a programação completa do Comepp.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste