CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Geografia conta com vagas nos setores público e privado

Curso na Unoeste forma educadores de Ensino Fundamental e Médio e que também podem desenvolver funções técnicas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Geografia conta com vagas nos setores público e privado
Mercado de trabalho busca profissionais de perfil diferenciado e que possam atuar em segmentos de grande carência como a Educação
Foto: Cedida Geografia conta com vagas nos setores público e privado
Visita em Poços de Caldas (MG), integrou atividades realizadas pela graduação no ano de 2010


O mercado em Geografia encontra-se em constante expansão, não só no âmbito público, mas no setor privado, com várias instituições de consultoria empregando o profissional para trabalhar em equipes multidisciplinares, que muitas vezes são contratadas pelos órgãos do governo. Há uma demanda muito grande em concursos públicos, como os do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Meio Ambiente. Além disso, a globalização exige uma boa base educacional para compreender o mundo e o licenciado em Geografia atende prontamente estas necessidades e tem um papel fundamental na formação do aluno desde o Ensino Fundamental até o Superior.

Diante deste quadro, a Unoeste oferece o curso de Geografia, com duração de 6 semestres (3 anos), que oferece subsídios teóricos e práticos para a formação do profissional que pode atuar na área educacional e em outros setores. Através de corpo docente altamente qualificado, a Universidade disponibiliza infraestrutura que atende a todas as exigências do MEC (Ministério da Educação), e conta também com o desenvolvimento de atividades complementares no campo da pesquisa para a formação do licenciado.

A coordenadora da graduação, Maria Helena Pereira de Oliveira, explica que o curso adota uma proposta pedagógica e metodológica dinâmica no processo de formação de competências profissionais. “Neste contexto, ele proporciona o desenvolvimento de habilidades gerais e específicas, como a cartografia, geografia agrária e econômica, metodologia de ensino da licenciatura e de técnicas de pesquisa, climatologia, entre outras. Passou a fazer parte da nova grade curricular, a disciplina de Educação Ambiental e Tecnologia da Informação Aplicada ao Ensino de Geografia”.

Maria Helena destaca que o ensino na área exige inovação, criatividade e atualização constante, proporcionando uma relação dialética entre a ciência e a realidade, que é capaz de gerar o saber científico. “Pretende-se estimular ainda mais os trabalhos em campo, onde a cada ano os acadêmicos têm a oportunidade de viajar para uma região do país, por exemplo, em 2010 conhecemos as características físicas da cidade de Poços de Caldas (MG)”.

A coordenadora salienta que a busca pela informação e a formação continuada são fundamentais para o aprimoramento do profissional. “O aluno deve estar sempre em contato com o que está sendo produzido nos diversos campos da geografia. Após sua graduação, ele deve investir na procura constante de novos conhecimentos, com o intuito principal de se manter atualizado no mercado”.

O licenciado William Fernando Camilo Queiroz, formou-se em 2009 e trabalha nas escolas estaduais Maria Luiza Bastos e Francisco Pessoa, em Presidente Prudente. “A formação que obtive na Unoeste contribuiu diretamente para o pleno exercício da minha profissão. Uma Rede de Bibliotecas que possibilitou todo o embasamento teórico, além do suporte técnico dos docentes e o incentivo à pesquisa, estão entre as referências do curso”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem