Produção industrial gera demanda por designer de produto
Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto da Unoeste são sempre procurados para atender necessidades do mercado

Alinhar estética, eficiência e sustentabilidade. Este é o desafio atual do designer no desenvolvimento de um novo produto. O Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto da Unoeste oferece uma sólida formação profissional através da interdisciplinaridade, corpo docente qualificado e excelente infraestrutura.
Com disciplinas como Eco Design, Atualidades e Tendências de Design, Engenharia dos Materiais, Programação Visual, Desenho e Perspectiva, o estudante é preparado para compreender as necessidades do mercado consumidor. “Com o aumento da produção industrial, cada vez mais o país cria e exporta seus próprios produtos. Consequentemente, o designer se torna um profissional indispensável”, afirma o docente Marcelo José da Mota.
O designer é um profissional multidisciplinar que cria produtos de grande impacto visual, com atenção a cores, materiais, acabamentos, detalhes técnicos e estéticos. “Ele deve estar atento às tendências mundiais do consumidor e precisa saber observar a evolução dos estilos. No momento da elaboração de um projeto, deve compreender e interpretar as exigências e as expectativas do cliente”, completa Mota.
Para a coordenadora dessa graduação tecnológica, Sibila Corral de Area Leão Honda, o mercado de trabalho está altamente receptivo. “Com a grade curricular elaborada por docentes titulados e profissionais da área, o aluno é preparado para corresponder às necessidades de Presidente Prudente e região”.
Experiência profissional – A alta demanda do mercado por profissionais com conhecimento na área faz com que aqueles que ainda estão nos bancos acadêmicos sejam procurados. Anderson Coelho da Silva é um dos exemplos. Ele está no 3º termo e trabalha na empresa Sumetal, localizada no município de Pirapozinho (SP). “Sou responsável pela criação de troféus, chaveiros, fivelas, medalhas, cintos e outros produtos feitos de metal. Após ingressar na Universidade, percebi como o conhecimento é importante para o aprimoramento do meu trabalho”.
O aluno Paulo Yukio Nakada também ressalta a importância da formação para o aperfeiçoamento da profissão. “Trabalho com banners, adesivos, folders, panfletos, cartões e outras formas de comunicação visual. O curso me ofereceu uma nova visão. Para o futuro, quero atuar na criação de artes para camisetas e produtos para o setor de vestuário”.
Bruno Gonçalves Mortense é freelancer de trabalhos com arte gráfica e diagramação e acredita que o curso prepara profissionais para desenvolver peças que estejam alinhadas às diretrizes de preservação ambiental e sustentabilidade. “Durante as aulas, criamos produtos de baixo impacto para o meio ambiente, uma tendência mundial”.
A aluna Mariana Balotari Mázzaro, sempre se interessou por desenhos e produziu algumas ilustrações para uma apostila de curso técnico. “Foi uma experiência gratificante, já que pretendo atuar como ilustradora. O curso da Unoeste oferece toda a formação necessária para quem pretende atuar neste setor”.
Caio César Florentino Alves tem como área de interesse a criação de diversos modelos de tênis. “Atualmente, me dedico aos estudos dos programas CorelDraw, Photoshop e AutoCad, muito utilizados na criação”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste