Projeto “UBS Escola Brasil Novo” atende comunidade
Cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina estão envolvidos na prestação de serviços no bairro

A Unoeste em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o projeto “UBS Escola Brasil Novo” na Unidade Básica de Saúde do bairro em Presidente Prudente. Estão envolvidos alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina, com atendimentos à comunidade, como teste de glicemia capilar, aferição de pressão para detectar hipertensão, exercícios respiratórios e posturais, entre vários outros.
De acordo com a coordenadora e docente da graduação em Enfermagem, Ilse Storel, o projeto reúne várias equipes multidisciplinares que trabalham no mesmo espaço e tem a finalidade de fazer com que os acadêmicos tenham a vivência do trabalho em equipe. “O importante é que esta atividade é direcionada à comunidade, então os moradores do Brasil Novo são beneficiados com todos os atendimentos. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e somar junto à equipe de profissionais existentes no local, através das práticas extensivas da Unoeste”.
Para a acadêmica Mariana Lanza, do 7º termo de Farmácia, é muito importante para a comunidade que estes serviços sejam prestados frequentemente. “Além dos atendimentos, damos orientações individuais para as pessoas. É muito gratificante ajudar e aprender ao mesmo tempo, afinal, daqui para frente é dessa maneira que atuaremos no mercado de trabalho”.
A estudante do 8º termo de Fisioterapia, Silvia Regina Soares Rocha, destaca que um dos problemas mais verificados está relacionado aos pacientes com pressão alta. “Muitas pessoas não têm acesso às informações de como prevenir o problema, mas com o projeto, colaboramos diretamente para uma melhor qualidade de vida da população. Espero que a atividade seja levada para os demais bairros da cidade”, completa.
A dona de casa Maria Regina Ribeiro de Oliveira, moradora do bairro, já está entre os beneficiados. Ela procurou os serviços de aferição da pressão arterial e teste de glicemia. “Apesar de não ter problemas relacionados ao diabetes e pressão alta, sei da importância de fazer estes exames com frequência. Ter atendimentos como estes tão perto de casa é maravilhoso, temos que valorizar o trabalho destes alunos e professores”, finaliza.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste