Público externo é destaque na XIX Semana de Zootecnia
Evento conta com inscritos de instituições públicas e privadas de Presidente Prudente e região, além de interessados de outros estados

A XIX Semana de Zootecnia da Unoeste foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (12) no Auditório Azaléia, campus II. O evento contou com a presença de cerca de 200 acadêmicos, além de docentes, coordenação do curso, profissionais da área e alunos de diversas instituições.
Integraram a mesa principal a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Zizi Trevizan, o pró-reitor Acadêmico José Eduardo Creste, o docente e delegado do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Haroldo Alberti, a coordenadora da graduação em Zootecnia, Ana Cláudia Ambiel, o diretor Regional do Escritório de Desenvolvimento Rural de Presidente Prudente, Celestino Rioiti Kiryu e o assistente agropecuário da Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio (Codeagro), Carlos Furlanetto.
Após a solenidade, a palestra “Dietas com alto grão para ruminantes”, foi ministrada pelo consultor técnico da empresa Premix, Eduardo Cavaguti. Ele abordou os cuidados com os processos digestivos e metabólicos de ruminantes na utilização de ração com alto nível de concentrado. “É necessário observar a degradação proteica e energética, o pH ruminal, a digestibilidade de fibra e o uso de aditivos na dieta”.
Para Carlos Furlanetto, da Codeagro, reunir profissionais atuantes no mercado mostra as diversas possibilidades na área. “Vale ressaltar que, além de trabalhar com animais, o futuro zootecnista pode ser um empreendedor”.
Ana Cláudia Ambiel, coordenadora do curso de Zootecnia na Unoeste, ressaltou o alto número de inscritos na Semana. “A intensa divulgação do evento e todo o trabalho da comissão organizadora resultaram em uma procura de alunos de instituições públicas e privadas de Prudente e região, além de interessados de outros estados”.
Thalita Manzoni Nomura estuda na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, e viajou cerca de 554km para participar do evento. “Soube do evento através de um folder que recebi na Universidade. Estou finalizando a graduação e busco aprimorar minha formação através de atividades que vão além da sala de aula. Fui bem recepcionada por todos na Unoeste”.
A aluna do 4º termo do curso de Zootecnia da Unoeste e integrante da comissão organizadora, Kelly Priscila de Oliveira, apontou a diversidade dos temas abordados na programação. “Os assuntos abrangem várias áreas da profissão. A novidade este ano é a realização de minicursos. Este é o momento em que os acadêmicos aprimoram o conhecimento e trocam experiências”.
Nesta quinta-feira (13), das 8h às 17h, serão realizados os minicursos: Nutrição e Formulação de Rações para Bovino de Leite; Bem-estar para Animais de Produção; Formação e Manejo de Pastagens e Suplementação de Bovinos a Pasto; Nutrição de Equinos Atletas nas Diversas Modalidades Equestres; e Novas Biotecnologias na Reprodução Animal.
Participação – Também participam do evento, os acadêmicos da Unoeste dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Administração, Superiores de Tecnologia em Agronegócio e Produção Sucroalcooleira; alunos da Escola Agrícola “Herval Bellusci”, de Adamantina, Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Rancharia, Palmital, Garça, Teodoro Sampaio, Adamantina e de Presidente Prudente, acadêmicos de Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Dracena e Ilha Solteira, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).
Serviço – Confira aqui a programação completa da XIX Semana de Zootecnia.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste