Acadêmicos de Odontologia vivenciam dificuldades dos idosos
Dinâmica integra disciplina de Odontogeriatria do 7º termo da graduação na Unoeste

Os alunos do 7º termo da Faculdade de Odontologia (Fopp) da Unoeste, com orientação da professora Eliane Cristina Gava Pizi, participaram na última semana de uma dinâmica da disciplina de Odontogeriatria.
De acordo com a docente, os alunos foram submetidos a algumas situações vivenciadas pelos idosos que encontram dificuldades na locomoção, audição, visão, entre outros aspectos. “A intenção é sentir na pele quais são as verdadeiras necessidades dessas pessoas. Serve como preparação aos atendimentos na Clínica de Odontologia”.
Eliane contou que os acadêmicos percorreram o bairro Cidade Universitária, onde fica o campus I da instituição, com cadeira de roda, óculos modificados para reduzir a visão, algodões nos ouvidos e simularam andar de bengalas. “Esta atividade, além de preparar para a disciplina de Odontogeriatria, desenvolve a humanização dos estudantes. A atividade é organizada há sete anos e os resultados são os melhores possíveis”.
A professora acrescentou que a cada semestre, os alunos conhecem uma instituição de idosos para a realização de ações nesses locais. Este ano, a visita ocorrerá na Vila da Fraternidade.
Para a acadêmica Andréia Guazzi Carrion, a iniciativa foi totalmente proveitosa para conhecer na prática as dificuldades enfrentadas pelos idosos, preparando os futuros profissionais aos atendimentos que serão realizados com este público na clínica escola. “Mudei minha opinião sobre muitos aspectos que eu não dava muita importância, como as vagas especiais de estacionamento para os idosos, por exemplo. Eles realmente precisam de cuidados e atenção da sociedade”, finalizou.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste