CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Coordenador de Educação Física obtém título de doutor

Marcelo Crepaldi defendeu tese em Motricidade Humana no começo do mês; trabalho aborda autonomia entre crianças


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Coordenador de Educação Física obtém título de doutor
Marcelo Crepaldi (de azul) ao lado dos membros da banca de avaliação
Foto: Cedida Coordenador de Educação Física obtém título de doutor
Crepaldi é educador físico há 22 anos e atua na Unoeste desde 2003


Marcelo Crepaldi Leitão, coordenador acadêmico do bacharelado e da licenciatura em Educação Física, é o novo doutor da Unoeste. Em defesa feita em 3 de dezembro, em Assunção, Paraguai, o professor recebeu o título após concluir o curso de três anos em Motricidade Humana. Para obter o grau, Crepaldi realizou a tese “A Educação Física Escolar e as Práticas Pedagógicas Construtivistas na 3ª e 4ª Séries do Ensino Fundamental: Implicações no Desenvolvimento da Autonomia e das Relações Interpessoais”.

Ter mais um doutor na instituição significa estreitar os laços entre Ensino, Pesquisa e Extensão, fomentados pela universidade. “A gente sempre defende a ideia de que os professores busquem titulação, se aperfeiçoem cada vez mais e melhorem a carreira. Agora, posso contribuir muito mais, falar com mais propriedade sobre assuntos que já estudava anteriormente”, diz Crepaldi.

Como o educador físico registra que, mesmo com a construção de estudos na universidade, nunca perdeu vínculo com a escola, foi essa realidade que ele empregou no programa de doutoramento. Com larga experiência profissional de 22 anos e há oito na Unoeste, Crepaldi colocou na tese de doutorado a vivência que teve em escolas por onde lecionou.

“Na forma de trabalho nas aulas de Educação Física, em jogos, brincadeiras e atividades recreativas, já desenvolvo há muito tempo a temática construtivista”. Como ele acredita, por vivenciar tão de perto a sistemática diferenciada, houve mais incentivo para criar uma tese sobre o assunto, uma vez que ele “via resultados claros” nessa concepção pedagógica. Segundo ele, essa visão faz do aluno um cidadão mais autônomo, de forma a melhorar as relações interpessoais.

Na prática, esse modelo de aprendizagem permite aos estudantes interagirem mais, “resolverem problemas em grupo, construírem atividades juntos, darem opinião para mudar e criar regras”. Para o professor, isso tira aquele sistema em que a criança realiza algo somente por meio de um comando; pois, agora, é dada a ela a possibilidade de construir junto ao docente. “Se todos os documentos educacionais colocam como preceito básico construir virtudes como cidadania, cooperação e solidariedade, o resultado será significativo”.

Defesa da tese – Crepaldi recebeu o título de doutor pela Universidad Católica “Nuestra Señora de La Asunción”. Na banca estiveram os professores doutores Angelo Vargas e Vera Lúcia de Menezes Costa (UFRJ); Sissi Martins Pereira (UFRRJ); e Walter Cabrera (Universidad Católica de Asunción). A orientação foi da professora doutora Yara Montenegro Osório (UFRJ).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem