Mestrado desenvolve pesquisas em conjunto com a Unesp
Trabalhos de três alunas do Programa em Ciência Animal da Unoeste são realizados junto ao grupo de pesquisa do CNPq

As médicas veterinárias Ellyn Amanda Martins, Aline Aparecida da Silva e Marina Martins, alunas do Programa de Mestrado em Ciência Animal da Unoeste, sob orientação do professor doutor Marcelo George Mungai Chacur desenvolvem seus projetos em conjunto com a Universidade Estadual Paulista – Unesp, FMVZ – campus de Botucatu (SP). Os trabalhos são realizados junto ao grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo como responsável a professora doutora Eunice Oba, sendo Chacur membro pesquisador. Da mesma forma, o docente também lidera um grupo de pesquisa do CNPq, certificado pela Unoeste, o qual desenvolve projetos de pesquisa de Iniciação Científica e mestrado com o apoio de diversos pesquisadores.
“A veterinária Ellyn estuda o perfil dos hormônios da reprodução, a citologia vaginal esfoliativa e o perfil hematológico em fêmeas de cervos (Cervus unicolor), espécie exótica, visando à compreensão do ciclo estral nessa espécie mantida em cativeiro, propiciando o emprego de biotécnicas na área de reprodução animal assistida. O projeto de pesquisa das veterinárias Aline e Marina tem como objetivo a seleção andrológica em touros da raça nelore para fins de atividade reprodutiva de alto desempenho, tendo como instrumento de rastreamento os perfis hormonais, as análises do sêmen e o uso da termometria escrotal de infravermelho”, informa Chacur.
Os resultados parciais dos respectivos projetos de pesquisa serão enviados para publicação e apresentação no XIX Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, organizado pelo Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, em Recife (PE), no período de 25 a 27 de maio.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste