CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Sistema Gestor de Pesquisa completa dois anos este mês

SGP permite o cadastramento e tramitação de projetos de pesquisa através do site da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Sistema Gestor de Pesquisa completa dois anos este mês
Professora Inês Giometti é usuária frequente e destaca que este é mais um processo de incentivo à produção científica dentro da instituição
Foto: Cedida Sistema Gestor de Pesquisa completa dois anos este mês
Ana Carla Girotti, José Renato Almeida e Joyce Carvalho, secretários da CCPq e dos comitês


O Sistema Gestor de Pesquisa (SGP), criado em março de 2009 e vinculado à Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq) e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, está completando dois anos. O SGP é um sistema para o cadastramento e tramitação dos projetos de pesquisa, que foi desenvolvido pela Coordenadoria de Web em parceria com a CCPq.

De acordo com o coordenador científico, professor doutor Jair Rodrigues Garcia Júnior, após o período de desenvolvimento, o SGP passou por testes antes da implantação e desde então vem sendo aprimorado constantemente pela Coordenadoria de Web, a partir de observações dos integrantes da CCPq, do Comitê Assessor de Pesquisa Institucional (Capi), Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) e dos professores pesquisadores, que utilizam o sistema constantemente.

“Desde o início de sua utilização os professores pesquisadores que cadastraram projetos e os pareceristas dos comitês relataram a facilidade e praticidade em sua utilização. Afinal, o cadastramento online dos projetos no SGP permitiu a redução significativa dos impressos a serem entregues na CCPq, permanecendo apenas os documentos que dependem de assinaturas. A tramitação ganhou agilidade, pois o parecer é emitido online e o pesquisador tem acesso via SGP no mesmo dia ou no dia seguinte”, explica Garcia Júnior.

Para a professora e coordenadora acadêmica do curso de Medicina Veterinária, Inês Cristina Giometti, usuária frequente, o sistema melhorou muito a agilidade dos trâmites relacionados aos cadastros de pesquisas na Unoeste. “Além de diminuir a burocratização e facilitar o processo para pesquisadores e pareceristas, o SGP contribui para a preservação do meio ambiente, com a diminuição significativa de impressos. Ele permite ainda que os dados dos projetos fiquem disponíveis para consulta do pesquisador. Este é mais um processo de incentivo à produção científica dentro da instituição”, salienta a docente.

Garcia Júnior conta que desde a implantação do SGP foram cadastrados/protocolados 637 projetos de pesquisa, sendo 73% deles de Iniciação Científica (Probic e Peic). “O SGP foi uma importante contribuição para a organização da pesquisa institucional na Unoeste. Recentemente recebemos o contato de uma professora de uma universidade pública interessada em conhecer nosso sistema, pois tinha o objetivo de desenvolver e implantar algo semelhante”.

Serviço – Mais informações na Coordenadoria Central de Pesquisa pelo e-mail ccpq@unoeste.br ou pelo telefone (18) 3229-2077.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem