Psicologia do Trânsito conscientiza motociclistas
Campanha no município de Martinópolis foi organizada pelo curso de especialização da Unoeste em parceria com o Demtram, Cart e Ogata Motos


A campanha educativa “Motociclista consciente evita acidentes” foi realizada, no último final de semana, no município de Martinópolis. A ação ocorreu através de parceria entre o curso de especialização em Psicologia do Trânsito da Unoeste e o Departamento Municipal de Trânsito de Martinópolis (Demtram), Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart) e Ogata Motos.
De acordo com uma das coordenadoras dessa pós-graduação, Zilda Rodrigues, a iniciativa teve como objetivo conscientizar os motociclistas da cidade sobre atitudes saudáveis no trânsito, tais como cuidar de si e do outro, ver e ser visto, cuidados com o veículo, entre outras. “Utilizamos folheto explicativo e questionário que posteriormente será aproveitado para gerar futuras campanhas educativas e preventivas a partir dos dados coletados”.
A docente ressaltou que foram atendidos 80 motociclistas e que participaram das orientações mais de 20 alunos da especialização na área da Unoeste. “A Ogata Motos ofereceu checklist nas motocicletas dos condutores e a Cart, a instalação de antenas corta cerol, gratuitamente”, completou Zilda.
Para a aluna e uma das responsáveis pela organização da campanha, Luciane Donegá Maniwa, é importante que o motociclista saiba da instabilidade da motocicleta e como em acidentes o perigo é muito maior para este condutor. “A pessoa precisa ter noção da postura que precisa ter ao pilotar uma moto. Na campanha trabalhamos em cima deste tipo de prevenção”.
Ela salientou que os psicólogos que procuram a especialização na área de Psicologia do Trânsito acabam se direcionando para avaliação psicológica para novos condutores e que o segmento da conscientização é carente de profissionais e novas iniciativas. “Ações de prevenção no trânsito são extremamente necessárias durante todo o ano e não somente em datas específicas. O profissional capacitado tem diversas outras possibilidades de atuação”, informou Luciane.
A Campanha “Motociclista consciente evita acidentes” ocorreu na Avenida Coronel João Gomes Martins, em Martinópolis e além da coordenação da professora Zilda, contou com a supervisão da também docente e coordenadora da especialização, Regina Gioconda de Andrade.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste