Curso de Amostradores de Sementes atende exigência atual
Todas as empresas da área deverão possuir esse novo profissional em seu corpo de funcionários

Conforme exigências da Lei de Sementes – inciso V do § 1º, do art.7º, do Regulamento da Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, aprovado pelo Decreto nº 5.153 de julho de 2004 – todas as empresas da área deverão possuir um novo profissional em seu corpo de funcionários chamado “Amostrador de sementes”. Baseado nessa norma, a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) e a Universidade Federal de Lavras (Ufla), com apoio da Unoeste, promovem de 1 a 3 de junho o Curso Técnico-Prático de Formação de Amostradores de Sementes. A iniciativa tem apoio da Associação Nacional dos Produtores de Sementes (Anprosem), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Agricultura.
De acordo com a docente dos cursos de graduação e mestrado em Agronomia da Unoeste, que trabalha especificamente com produção e tecnologia de sementes, Ceci Castilho Custódio, os professores ministrantes são da UFLA, instituição conveniada com o Ministério da Agricultura para este treinamento. São eles: Maria Laene Moreira de Carvalho (coordenadora); Renato Mendes Guimarães, Joel Augusto Muniz, Édila Vilela de Resende Von Pinho e Tanismare Tatiana de Almeida Silva (ministrantes).
“As vagas estão praticamente todas preenchidas, pois houve adesão muito grande das empresas da região de Presidente Prudente. A engenheira agrônoma da empresa Facholi Sementes, de Santo Anastácio (SP), Sandra Andrade, parabenizou a Unoeste pela iniciativa. Disse-me que ela participou de reuniões em São Paulo e que o comentário sobre esse apoio que a Universidade oferece ao setor sementeiro da região é muito bem-vindo. Esse contato é muito importante, pois os nossos cursos (graduação e mestrado) sempre necessitam do apoio destas empresas que fornecem estágio supervisionado, auxiliam em Trabalhos de Conclusão de Curso, colaboram em outras parcerias como dias de campo, eventos e até empregando muitos dos egressos. Nossos ex-alunos, que hoje são responsáveis técnicos dessas empresas, quando souberam que o curso seria realizado aqui na instituição ficaram muito orgulhosos do respeito que a Unoeste tem no meio agronômico”, afirma Ceci.
Para a coordenadora do curso e chefe do setor de sementes da Ufla, Maria Laene Moreira de Carvalho, o curso será de 24 horas e abordará os princípios básicos de amostragem, definições e conceitos em amostragem de sementes, saúde e segurança do amostrador, marcação e rotulagem, entre outros temas. “A Unoeste se faz necessária para o desenvolvimento do curso pela ótima infraestrutura que oferecerá durante os três dias. Apesar da programação ser dirigida para as necessidades dos candidatos que desejam se tornar amostradores de sementes, acadêmicos e os demais envolvidos com as boas práticas de amostragem também podem participar”.
Serviço – O investimento é de R$500 para sócios da Abrates e R$600 para não sócios. As aulas teóricas serão realizadas nos blocos de Comunicação, Psicologia e Direito. Já as práticas, no Laboratório de Tecnologia Sulcroalcooleira, no bloco de Agronomia e Medicina Veterinária do campus II da Unoeste. Mais informações e a programação completa no site da Abrates
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste