CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Bate-papo marca encontro de jornalista da Globo com alunos

Evento com responsável pelo jornalismo de todas as emissoras afiliadas, Marco Antônio Rodrigues, proporcionou momento diferenciado


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Bate-papo marca encontro de jornalista da Globo com alunos
Cenário atual do telejornalismo e perfil do jornalista moderno foram algumas das abordagens propostas
Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Bate-papo marca encontro de jornalista da Globo com alunos
Carolina Mancuzo (Facopp), Fernando Schwarz (TV Fronteira), Marco Antônio, Luciane e Paulo Lima (TV Fronteira)
Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Bate-papo marca encontro de jornalista da Globo com alunos
“Hoje, a informação é fundamental na vida das pessoas”


“O profissional moderno de jornalismo deve possuir habilidades e funções diversificadas como, por exemplo, saber fotografar, escrever, entrevistar, apresentar, apurar e também demonstrar conhecimento sobre a internet e a criação de páginas na web”. Esta foi uma das dicas que os acadêmicos da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp) da Unoeste, receberam durante a palestra realizada nesta quinta-feira (2), no Teatro Universitário César Cava, campus I, ministrada pelo renomado jornalista Marco Antônio Rodrigues, responsável pelo jornalismo de todas as emissoras afiliadas da Rede Globo de Televisão.

Na ocasião, estiveram presentes o fundador da TV Fronteira, Paulo Lima a diretora executiva Luciane Lima e o gerente de jornalismo da emissora, Fernando Schwarz; o diretor da Facopp, Munir Jorge Felício, as coordenadoras de Jornalismo, Carolina Mancuzo e de Publicidade/Propaganda, Larissa Trindade, além de docentes.

De acordo Marco Antônio, o cenário em que se encontra o telejornalismo brasileiro é excelente, diferente dos anos em que a notícia era restrita, divulgada por poucas emissoras de televisão. “Houve uma explosão na comunicação. Hoje, a informação é fundamental na vida das pessoas. Existem diversos meios de propagação da notícia como internet, TV a cabo e celular, porém, 80% da população brasileira se informa pela televisão. Diante disso, a TV aberta ampliou nitidamente o seu espaço de jornalismo. A TV Globo, que é a maior emissora no Brasil, os telejornais ocupam na programação 5 horas e meia”.

Sobre este contato com os acadêmicos da Universidade, ele salientou que é essencial que o futuro profissional possua um perfil diferenciado na busca pela conquista do seu espaço no mercado. “A pessoa que desenvolvia apenas uma função no seu ambiente de trabalho não se encaixa nos padrões atuais. Hoje, o jornalista tem que desempenhar habilidades em diferentes áreas. É de extrema importância que ele possua uma visão ampliada, que se informe e conheça sobre inúmeros assuntos. Além disso, a atualização constante e a busca pelo conhecimento são fatores primordiais”.

Para o diretor da Facopp, Munir Jorge Felício, a comunicação social é abrangente e complexa, por isso, todas ações desenvolvidas no curso, buscam integrar um processo que obedece a dinâmica de tempos e temas. “Esta atividade é uma oportunidade para que os alunos recebam uma leitura diferenciada da comunicação e do trabalho do comunicador, ação que agrega os conceitos teóricos e práticos abordados durante a graduação”.

Carolina Mancuzo, coordenadora do Jornalismo, revelou que este evento é de grande valia para a formação profissional. “O Marco Antônio é um jornalista gabaritado e que possui uma extensa carreira. Com quase 40 anos de atuação ele possui ampla experiência e a transmissão destas informações para os alunos sem dúvida enriquecerá o aprendizado”.

Ítalo Antunes, que cursa o 6º termo de Jornalismo e atua na TV Facopp, destacou que a atividade foi uma oportunidade ímpar para a aquisição de conhecimentos. “Participar deste compartilhamento de ideias é significativo, pois é nítida a preocupação que o curso tem no desenvolvimento do ensino laboratorial, proporcionando momentos de interação com pessoas que se destacam no mercado de trabalho”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem