CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Administração utiliza simulador industrial nas aulas

Programa traz situações similares ao cotidiano de uma empresa real


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Administração utiliza simulador industrial nas aulas
Simulador permite que futuros profissionais aprimorem seus conhecimentos


Aprimorar os recursos de ensino-aprendizagem. É com este objetivo que a Unoeste utiliza um simulador industrial por acadêmicos do 8º termo do curso de Administração. O programa, aplicado durante as aulas de Simulação Empresarial, traz situações similares ao cotidiano de uma empresa real.

“É o momento em que o aluno consegue aliar teoria e prática, realizando resgate de todas as disciplinas que estudou durante a graduação. O software apresenta as quatro principais áreas que formam uma empresa: produção, marketing, recursos humanos e finanças. Os acadêmicos, através das diversas ferramentas que o jogo apresenta, tomam decisões que influenciam no andamento da empresa”, explica o docente Paulo Roberto Iacia, que ministra a disciplina.

Cada aluno possui sua própria empresa. Ele pode acessá-la em qualquer ambiente, por isso, o aprendizado não fica restrito apenas a sala de aula. “Entre as tarefas do simulador está o acompanhamento da bolsa de valores e do jornal ‘Gazeta Industrial’, onde são publicadas notícias sobre como está o mercado financeiro. São instrumentos que norteiam as decisões dos acadêmicos. Ao final de cada aula, um ranking apresenta o desempenho de cada um”, conta Iacia.

Ele lembra que o programa sempre aponta novos desafios, testando as habilidades dos futuros profissionais. “Todos são avaliados a cada aula e caso a empresa venha a falir, o aluno está desclassificado do jogo. O software Web Simulador Industrial permite a interação entre os alunos e suas empresas. Por isso, eles devem estar atentos aos detalhes, retomar alguns conceitos, pesquisar, aprimorando assim, os conhecimentos adquiridos”, ressalta o docente.

O aluno Bruno Dias Gonçalves, gerente administrativo de uma empresa, aprova a utilização do programa. “As simulações mostram uma ampla noção dos processos empresariais. O programa é completo e nos traz a responsabilidade de administrar uma empresa real. Adquiri visão mais sistêmica deste processo, e muito do que aprendo aqui, aplico no cotidiano do meu trabalho”, revela.

A aluna Drielly Rama pretende abrir seu próprio negócio e acredita que participar das aulas, com o Simulador Industrial, enriquece seu aprendizado. “Sabemos que o mercado de trabalho é extremamente competitivo e para se manter equilibrado é preciso estar preparado”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem