Projeto Cavalo Amigo atende pacientes do Allan Kardec
Atividades que ocorrem há dois anos, têm a participação de acadêmicos do 9º termo de Medicina Veterinária da Unoeste



Alunos do 9º termo do curso de Medicina Veterinária da Unoeste participam há cerca de dois anos do Projeto Cavalo Amigo, realizado no Centro de Reabilitação Equestre. As atividades, que acontecem semanalmente, oferecem orientações sobre os animais aos pacientes do Hospital Psiquiátrico Dia Allan Kardec.
De acordo com o professor Rodrigo Rolim Duarte, idealizador do projeto, este trabalho assistencial consiste em oferecer um contato dos pacientes com os equinos. “No início, eles têm o contato manual com os cavalos, escovam os pêlos e os alimentam. Na medida em que se sentem mais seguros, chegam até a fazer passeios, aprendendo a subir e andar a cavalo”, explica.
Os acadêmicos que participam deste trabalho são atuantes na Clínica Cirúrgica de Grandes Animais do Hospital Veterinário (HV) da Unoeste. Rodrigo revela que a função dos estudantes no projeto é ajudar os pacientes em todos os estágios de contato com os cavalos. “Esta é uma oportunidade única para os alunos que conseguem exercitar não somente a futura profissão de médicos veterinários, mas também a humanização. É importante passar a ideia de que precisamos utilizar um pouco do nosso tempo para atividades que envolvem um papel social”, revela.
A assistente social do Hospital Dia Allan Kardec, Conceição Toledo, conta que o progresso dos pacientes envolvidos no projeto foi significativo durante estes dois anos. “Os benefícios são muitos: eles melhoraram a autoestima, a coragem em tocar nos animais e até mesmo no sentido de se sentirem mais seguros e terem atenção e afeto desses alunos envolvidos. Atualmente são 35 pacientes no Hospital Dia que participam da atividade”, fala.
Para a paciente Dalvaci Camilo de Lima Lara, este projeto tem ajudado bastante no seu tratamento, que envolve atendimentos com psicóloga, psiquiatra, assistente social e enfermeira do Hospital. “A terapia aqui no Centro de Reabilitação Equestre me deu a oportunidade de aprender muitas coisas sobre o cuidado com os animais. Além disso, perdi o medo que tinha no começo e me sinto muito à vontade para andar a cavalo”, conta.
Doação – O empresário Marcos Roberto Palmeira, da empresa Cintos Arizona, doou ao Projeto Cavalo Amigo uma sela especial para equoterapia. “Achei incrível a ideia do trabalho realizado pelos alunos de Medicina Veterinária e resolvi colaborar de alguma maneira. Saber que meu gesto pode ajudar pessoas que necessitam deste tipo de atenção é gratificante”, diz. Marcos soube do projeto através da namorada, Sandra Mara de Oliveira, que cursa o 8° termo da graduação na Unoeste.
Hospital Allan Kardec – Para interessados em ajudar a entidade através de trabalhos voluntários, doação em dinheiro, mantimentos, material de higiene pessoal, entre outros, o hospital fica localizado na Rua Benedicto Franco, 200, no Jardim Itapura I. O telefone para contato é o (18) 3222-8383.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste