Diretora do curso de Psicologia integra eventos do CRP-SP
Regina Gioconda de Andrade é colaboradora do órgão na subsede de Assis (SP)

A diretora do curso de Psicologia da Unoeste, Regina Gioconda de Andrade, participou esta semana do Evento Preparatório do Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo (CRP-SP). O encontro, realizado no Hotel Portal D’Oeste em Presidente Prudente, contou com a participação de Marly Fernandes dos Santos, conselheira do CRP de Assis, Márcio Aloísio de Oliveira, gestor do conselho no mesmo município, além de diversos profissionais da área e alunos da graduação na Unoeste. Regina é colaboradora do órgão na subsede de Assis (SP) e desde o mês de abril deste ano, participa do Grupo de Trabalho (GT) de Avaliação Psicológica do conselho.
O GT tem o objetivo de refletir sobre as diversas demandas que chegam ao conselho, envolvendo a qualificação do psicólogo, os testes psicológicos como instrumentos de uso privativo e os processos de avaliação pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica e a disponibilização de instrumentos pela internet, dentre outros.
Para ela, a participação dos alunos do curso de Psicologia da Unoeste neste encontro colabora para a formação acadêmica. “Ao estar em contato com representantes do conselho, os futuros profissionais aprimoram seus conhecimentos”.
Ela conta que serão realizados eventos regionais durante este ano, com a finalidade de se constituírem espaços de discussões coletivas entre psicólogos dos diversos setores da atuação com Avaliação Psicológica. “O objetivo é mapear as necessidades para qualificação da área, a compreensão da Avaliação Psicológica como processo, discutir a adequação das práticas aos parâmetros éticos da profissão e aos contextos, enfatizando aspectos relacionados aos direitos humanos”, revela.
Regina explica que os resultados das discussões regionais serão agregadas e rediscutidas em um Seminário Nacional que tentará contemplar as especificidades da Psicologia de todo o Brasil.
O período entre maio de 2011 e abril de 2012 foi definido como o ano da Avaliação Psicológica. A decisão ocorreu na Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia, que elege todos os anos um assunto específico em que os psicólogos devam dar especial atenção, é o chamado Ano Temático.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste