CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Hospital Veterinário realiza artroscopia em equinos

Técnica cirúrgica minimamente invasiva era realizada apenas nas capitais; HV é referência em toda a região


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Hospital Veterinário realiza artroscopia em equinos
Procedimento utiliza equipamento moderno e uma câmera, onde toda a equipe acompanha o procedimento
Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Hospital Veterinário realiza artroscopia em equinos
Cirurgia permite tratamento de lesões nas articulações dos animais


Referência em cirurgia de equinos em toda região. Esta é mais uma conquista do Hospital Veterinário (HV) da Unoeste. Além de diversos serviços oferecidos, o local passa a realizar a artroscopia em equinos, técnica cirúrgica minimamente invasiva, antes desenvolvida apenas nas capitais.

“Dentro dos novos procedimentos da Medicina Veterinária, esta nova técnica representa o que existe de mais moderno no tratamento de lesões nas articulações. Entre os pontos positivos está a diminuição significativa de infecções, pois há uma menor exposição dos tecidos nobres do animal. Outra vantagem é o tempo de recuperação. No processo antigo, o cavalo demorava de seis a oito meses para se recuperar. Com a artroscopia, os equinos atletas, por exemplo, podem retomar suas atividades em até três meses”, afirma o docente da graduação em Medicina Veterinária da Unoeste, Rodrigo Rolim, mestre em Cirurgia de Grandes Animais.

Rolim explica que a cirurgia é desenvolvida através de uma câmera, o que permite melhor visualização do procedimento. “Recentemente tivemos uma égua que apresentava um pequeno fragmento no calcanhar traseiro, conhecido como ‘curvilhão’ e foi operada. A cirurgia ocorreu com tranquilidade. Toda a equipe acompanhou de forma simultânea a artroscopia. Antigamente, a retirada deste fragmento era feita com incisão de 10cm. Na nova técnica, são feitas apenas duas incisões de 1cm cada”, conta o professor.

Ele revela ainda que em nove anos de trabalho, o HV tornou-se referência em medicina equina na região. “Temos uma média de 110 cavalos atendidos anualmente. Nos primeiros 100 dias letivos deste ano, atendemos 95 equinos. Somente no segundo semestre, já atendemos cerca de 30 cavalos, que inclusive, são trazidos de outros estados como Mato Grosso do Sul e Paraná”, completa.

O Hospital Veterinário dispõe de equipe altamente qualificada para a realização deste procedimento. Ela é composta pelo residente Luis Eduardo Almeida, que atua na parte cirúrgica; pela residente Miriely Diniz e a docente Glaucia Prada, responsáveis pelo setor de anestesia, além de acadêmicos da Clínica Cirúrgica de Grandes Animais, que atuam sempre sob a supervisão de docentes.

Serviço – Mais informações no Hospital Veterinário da Unoeste pelo telefone: (18) 3229-2035.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem