Trabalho promove qualidade de vida aos atendidos por asilo
Ações integram programas de estágio dos cursos de bacharelado em Educação Física e Fisioterapia no Lar São Rafael


Acadêmicos dos cursos de bacharelado em Educação Física e Fisioterapia da Unoeste desenvolvem semanalmente, no Lar São Rafael, trabalho de acompanhamento físico e terapêutico com os idosos da entidade. Sob a supervisão docente, as atividades integram os programas de estágio das graduações.
De acordo com o docente responsável pelos alunos de Educação Física, Marcelo José Alves, uma das áreas de estágio é a prestação de serviço em entidades assistenciais. “A partir do 6º termo, realizamos ações diferenciadas que complementam o aprendizado em sala de aula. Como o público da 3º idade é cada vez mais crescente no Brasil, proporcionamos aos alunos uma formação profissional prática e humanizada”.
Ele acrescenta que os acadêmicos mantêm uma relação estreita com os idosos, para se informarem sobre as suas preferências. “Danças e jogos recreativos são algumas das atividades desenvolvidas. Além disso, temos o intuito de elaborar brincadeiras que fizeram parte da infância das pessoas, uma maneira de resgatar algumas lembranças”.
Weber Gutemberg Alves de Oliveira, professor que acompanha os trabalhos da Fisioterapia conta que o foco principal das ações dessa graduação é a prevenção das incapacidades funcionais e manutenção da autonomia. “Trabalhamos com a cinesioterapia, que é uma modalidade de tratamento feita por meio de exercícios terapêuticos. Atividades muito importantes para a qualidade de vida da terceira idade”.
O docente acrescenta ainda que, desde o início da graduação, os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar experiências na entidade. “Os primeiros termos fazem o estágio de observação, já o 6º participa de aulas práticas e os alunos do 7º e 8º desenvolvem o estágio supervisionado. Vale ressaltar que iniciamos este trabalho com o curso de Educação Física, uma parceria que permitirá o aprendizado interdisciplinar”.
Mariana Quissi cursa o 8º termo do bacharelado em Educação Física e revela que é importante a realização de ações com a terceira idade. “Proporcionar algo diferente para as pessoas é muito gratificante, pois oferecemos momentos que saem da rotina. Além do aprendizado profissional, o contato humanizado nos oportuniza uma grande lição de vida”.
Para a responsável pela entidade, irmã Blanca Cortez, o trabalho da Unoeste no Lar São Rafael é muito relevante. “Os familiares dos atendidos pela entidade esperam que eles recebam o melhor tratamento possível. Através dos acadêmicos da Unoeste é dada uma atenção especial por meio de caminhadas, exercícios físicos e terapêuticos. Ações que beneficiam tanto os acadêmicos, com a prática profissional, quanto os idosos com uma melhor qualidade de vida”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste