Turismólogo agora tem profissão regulamentada em todo país
Com reconhecimento, profissão ganha mais força; Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 também contribuem para fortalecimento do Turismo

O profissional de Turismo ganha mais força a partir deste ano e também terá vigor que se estenderá pela década. A novidade mais rápida é que a presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta semana, a regulamentação para a profissão. Já no decorrer dos próximos anos, dois grandes eventos mundiais – a Copa de 2014 no Brasil e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro – fomentarão o mercado turístico em grande escala.
Uma determinação fundamental na regularização da profissão de turismólogo é que a lei estabelece ser necessário ter diploma para poder trabalhar na área. Conforme o Ministério do Turismo, outras das vantagens no reconhecimento são “as possibilidades de se buscar melhorias no currículo do curso; de realizar concursos públicos voltados à carreira; e de alinhar políticas públicas voltadas ao setor”.
O texto também estabelece que para exercer a profissão é indispensável possuir registro em órgão federal competente. Com todas essas medidas recentemente aprovadas só haverá benefícios aos trabalhadores do Turismo, frisa Yuri Correa dos Reis, novo coordenador da graduação na Unoeste. “Vai ser possível criar várias leis trabalhistas que não existiam antes, como o piso salarial”, exemplifica.
Outra conquista é que até fevereiro o Ministério do Trabalho e Emprego deverá incluir a profissão de turismólogo na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), como informa o Instituto Brasileiro de Turismólogos. Ainda segundo a classe, atuam no setor 2.582 profissionais, dos quais 80% se concentram na área operacional e 20% em gestão. Do total, 85% atuam no setor privado e 15% no setor público.
Turismo no esporte – Com as competições esportivas globais que ocorrerão no Brasil nos próximos anos, os turismólogos receberão ainda mais destaque. “Estamos vivendo a década do esporte nacional. E esse esporte é catalizador de mudanças”, registra Reis. De acordo com o professor, as modificações serão diversas, desde em estruturas urbanas e infraestruturas até procura maior por hotéis. “Os equipamentos turísticos terão que se desenvolver muito, antes, durante e depois desses eventos”.
Um conceito amplamente difundido é o da sustentabilidade, a capacidade de manter o planeta Terra de maneira estável para se viver por longos anos ou até séculos. O termo também já está enraizado no dicionário do Turismo. Conforme o novo coordenador do curso de Turismo na Unoeste, Yuri Correa dos Reis, o turismo sustentável está em moda e proporciona uma visão mais crítica ao profissional.
O ecoturismo é uma das atuações possíveis para os turismólogos que pretendem lidar com a prática sustentável. A função do turismo, nesses casos, alia apresentação de ações de conscientização ambiental com lazer e busca da qualidade de vida, conta Reis. E para quem pensa que para trabalhar com turismo sustentável é preciso sair do oeste paulista, está enganado. O professor relata que Presidente Prudente e região oferecem sim opções para turismo com sustentabilidade e recreação.
Mas, mesmo com o leque grande de possibilidades, caso o futuro turismólogo não tenha tanta afinidade com o mercado sustentável, o amplo campo profissional traz opções em cruzeiros marítimos, resorts, hotéis, pousadas, flats, agências de turismo, organização de eventos, companhias aéreas, parques temáticos, consultoria, entre muitas outras áreas.
No decorrer da graduação, o acadêmico conhece cada um dos setores. “Na Unoeste o aluno vai ter formação voltada com ênfase para hotelaria, com aprendizado de práticas hoteleiras, de alimentos e bebidas e noção de gastronomia”, conhecimentos transmitidos por docentes altamente qualificados. Uma ampla infraestrutura é disponibilizada, com laboratórios, possibilidade de estágios, atividades na Empresa Júnior, aulas práticas, viagens técnicas e desenvolvimento de iniciação científica.
Microblog – O curso de Turismo da Unoeste tem uma página oficial na rede social Twitter. Visite-a e siga o perfil no endereço //www.twitter.com/TurismoUNOESTE.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste