Corrida e Caminhada une 1,5 mil e arrecada 1 t de alimentos
1ª edição do evento é considerada sucesso esportivo e de solidariedade



Todo mundo acordou uma hora mais cedo no domingo (21) devido ao horário de verão. Mesmo assim, foi com muito bom humor que cerca de 1,5 mil pessoas estiveram no Parque do Povo para participar da 1ª Corrida e Caminhada Unoeste. A grande confraternização foi uma memorável ocasião esportiva e de solidariedade, com mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis arrecadada – que será revertida a entidades assistenciais.
Céu azul, temperatura amena… Desta forma que os primeiros raios de sol recepcionaram os participantes na Avenida 14 de Setembro, em Presidente Prudente. Próximo das 8h, o aquecimento começou pra lá de animado, com direito a coreografia. “Foi um projeto de sete meses que, ao final, superou nossas expectativas. Foi uma manhã muito gostosa, o próprio público veio falar com a gente que gostou muito”, comemora Ricardo Sant’anna de Andrade, um dos organizadores.
A megaestrutura surpreendeu e foi digna de uma competição já tradicional. Para Aparecida Darcy Alessi Delfim, coordenadora pedagógica que esteve no staff, a 1ª Corrida e Caminhada Unoeste abrilhantou o início da semana. “Ultrapassou as fronteiras internas da universidade, alcançando a sociedade prudentina e regional. A comunidade respondeu à comemoração dos 40 anos da Unoeste com respeito, comprometimento e muita alegria”, declara.
Se diversão e prática esportiva já seriam suficientes para tornar a realização uma verdadeira festa, a corrida e a caminhada tiveram muito mais atrações: DJ, bateria para ajudar na subida do Centro Olímpico, prestação de serviços de saúde pelos cursos da Unoeste e sorteios de diversos brindes como tênis, agasalhos, camisetas, shorts e bonés.
Ainda houve a entrega de um iPad para a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), maior equipe que completou a prova. “Toda vez que tem evento tentamos envolver professores, alunos, egressos, funcionários e familiares”, explica o diretor da Fipp, Moacir Del Trejo, sobre a mobilização feita para conseguir muitos participantes. Segundo ele, um sorteio será feito entre os que fizeram o percurso até o fim. A Fipp também é a responsável por escolher as entidades que receberão a doação de uma tonelada de alimento: foram definidos o Lar dos Meninos, o Lar Santa Filomena e o Lar São Rafael.
O evento contou com espaço Kids, que teve a participação de alunos que integram a equipe da Ciranda da Alegria. Serviços de Saúde foram prestados pelas graduações na área e o curso de Educação Física auxiliou na organização da prova.
Campeões – Jeferson Vagner de Souza foi o primeiro colocado geral no masculino de 10 km, com tempo de 31’41”. No geral feminino de 10 km, o troféu ficou com Luciana Prado Grandi (44’02”). Luiz Paulo Felipe da Silva (16’41”) e Luciana França (19’41”) foram os vitoriosos nos 5 km. Os resultados completos estão aqui. Os troféus foram entregues pela pró-reitora Administrativa, Maria Regina de Oliveira Lima, e pelo pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste.
Fotos – Todos os registros feitos pelos fotógrafos, com a colaboração da Faculdade de Comunicação Social (Facopp), estão disponíveis nesta página.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste