CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudante focado em neurociência consegue bolsa na Holanda

Intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras possibilitará dois cursos na Hogeschool van Amsterdam


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudante focado em neurociência consegue bolsa na Holanda
Dario: “Aluno precisa fazer a diferença, não só cobrar”


O paranaense Dario Tenório Tavares Neto havia se interessado por outras áreas de formação profissional, mas se viu vocacionado para a medicina. No segundo semestre de 2010 ingressou na Unoeste. Agora, está no 5º termo. Tem sua atenção voltada ao estudo científico do sistema nervoso, a neurociência. Ao obter aprovação em intercâmbio internacional pelo programa do governo federal Ciência sem Fronteiras, conseguiu o aceite de instituição holandesa para fazer dois cursos que casam com suas pretensões futuras.

Na Hogeschool van Amsterdam fará saúde integral do paciente e desenvolvimento social internacional. “Como quero ser psiquiatra, pretendo conhecer o paciente como um todo. Os cursos, na escola de ciências aplicadas da Holanda, se apresentam como muito importantes aos meus objetivos. Quando falo do todo, penso inclusive que devo saber onde a pessoa mora e o que faz, pois as doenças não se desenvolvem isoladamente. De maneira geral, tudo pode afetar a saúde”, comenta o estudante de 21 anos.

Natural de Cascavel (PR) e com a família radicada em Maringá (PR), Neto conta que a proximidade geográfica, associada à qualidade do ensino, o trouxe para a Unoeste. Bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni) tinha como outra opção a Unigranrio, no Rio de Janeiro. “A Denise [Franqui Belato] uma colega da minha cidade [Maringá] já estava na Medicina em Presidente Prudente e foi uma ótima referência”, conta. Para o intercâmbio internacional, contou com outro amigo como referencial.

“Tenho um amigo do Rio Grande do Sul que estuda medicina e está em Lisboa, Portugal, também pelo Ciência sem Fronteiras. Ele me explicou como é o programa. Então, assim que abriu a chamada, me inscrevi, junto com a Denise que vai para a Austrália. Deu certo e espero por uma experiência muita rica. Ganhei a oportunidade de ir para o coração da Europa, o berço da neurociência, além de ser uma região do mundo muito cultural e histórica”, diz Neto que no teste de proficiência da língua inglesa Toefl alcançou 101 dos 120 pontos possíveis.

Associando o que aprendeu no ensino fundamental e médio, ao transitar entre escolas públicas e particulares, com o aprendizado numa escola de línguas, o intercambiário acredita que a boa pontuação no teste foi decisiva para que as portas se abrissem na Holanda. Filho mais velho do administrador Marcos Gomes Tavares, que trabalha na Cocamar, e da enfermeira Rute Nunes Santos Tavares, que atua no Instituto de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento em Pós-graduação (Iefap), Neto conta que seus pais ficaram felizes com a seleção para o intercâmbio, assim como sua irmã Sharis Isabelle, que está no 3º ano do ensino médio e pretende cursar medicina.

Apesar da pouca idade, Neto já bateu cabeça em busca da definição sobre seu futuro profissional. Esteve inclinado para fazer jornalismo, direito ou publicidade, chegou a se matricular no curso tecnológico de design na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e por três meses estudou medicina veterinária na Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Me encontrei na medicina e na Unoeste, que é uma universidade bem estruturada. As vezes tem quem reclama, mas é o aluno que não faz a sua parte. Quem não estuda, não vai atrás, acaba arrumando um culpado, que normalmente é o professor. O aluno precisa fazer a diferença. Não é só reclamar, é fazer a sua parte”, avalia.

Para Neto, o horizonte profissional que se avista na área de psiquiatria é de um mercado crescente. “Escolhi o que gosto. Ser reconhecido e ganhar dinheiro serão consequências. Pretendo ser professor e já planejo mestrado e doutorado. Essa minha experiência no exterior será fundamental para o meu futuro, já que estará no meu currículo. Irá revelar que eu estava interessado, que não só fui à aula”, estima o estudante que durante as férias de julho deste ano fez estágio na clínica de psiquiatria da Fundação Mário Martins, em Porto Alegre (RS).

Com toda documentação entregue e o visto em fase de preparação, Neto deverá estar na capital holandesa até 15 de janeiro próximo. Conta que tem recebido o suporte da Assessoria de Relações Interinstitucionais da Unoeste, pela qual responde o doutor Antonio Fluminhan Júnior, instalada junto às pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Ação Comunitária. Habituado à prática da leitura, Neto se mostra aberto para o mundo e utiliza a seguinte frase da jornalista e escritora Martha Medeiros para revelar seu estado de espírito diante do desafio de retardar por um ano sua formatura, devido ao intercâmbio: “morre lentamente quem não troca de ideias, não troca de discurso, evita as próprias contradições”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem