Livro prescreve exercícios físicos para vários distúrbios
Entre eles estão os cardiocirculatórios e pulmonares, com indicações da inteligência terapêutica mais adequada

Pesquisador vinculado aos cursos de Educação Física e de Medicina da Unoeste, o doutor Vagner Raso anuncia o recente lançamento de mais uma obra que tem sua participação na autoria. É o livro Pollock – Fisiologia Clínica do Exercício. Embora com a data de 2013, já está disponibilizado no mercado pela Editora Manole. A publicação apresenta a prescrição de exercícios físicos para os distúrbios cardiocirculatórios; cognitivos, emocionais e sensoriais; imunológicos; metabólicos; ósteo e neuromusculares; e pulmonares.
Existe inteligência terapêutica mais adequada para tratar determinado distúrbio, com diferentes tipos de exercícios, que são: aeróbico, peso, flexibilidade e aquático. Para cada exercício são apresentados resultados de pesquisas que apontam o nível de evidência, a certeza e a recomendação. “A evidência está relacionada à força da metodologia (não de quem fez), enquanto certeza e recomendação estão relacionadas aos resultados dos estudos, dos benefícios”, esclarece o pesquisador.
Pelo quadro de evidências científicas apresentado em cada capítulo é possível saber qual a prescrição de exercícios para determinado distúrbio. “Veja um exemplo: qual seria a indicação para a pessoa com osteoporose. Ir para a água fazer hidroginástica ou na academia praticar musculação? A resposta é fazer musculação. É o que diz a evidência científica. O livro trabalha com a prática baseada em evidência. Existe uma terapêutica de exercícios para cada distúrbio”, diz Raso.
A obra de 52 capítulos reúne representantes de instituições importantes como o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); Universidade da Flórida – EUA; as federais de São Carlos, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e de Pernambuco; Escola Paulista de Medicina; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade de Brasília (UnB); Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Faculdade de Medicina de Botucatu.
A publicação pela Manole por si só recomenda o livro aos profissionais, estudantes e pesquisadores da educação física e da medicina. É uma editora que está entre as principais do Brasil na área de ciências da saúde, embora também apresente títulos universitários nos segmentos do jurídico, de administração e de turismo. O nome Pollock, junto ao título, é referência e homenagem póstuma ao pesquisador norte-americano, pioneiro nas áreas de aptidão física e reabilitação cardíaca, professor Michael Pollock.
Raso divide a autoria do livro com Julia Maria D`Andrea Greve e Marcos Doerderlein Polito. Graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), mestre e doutor em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), pós-doutorando em Psicobiologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), Raso acumula experiências na área de imunofisiologia do exercício, com ênfase nos temas envelhecimento, HIV/Aids e câncer. Em seu perfil no livro está a Unoeste, entre as demais instituições de ensino superior, pesquisa e extensão, nas quais atua.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste