Projetos de pesquisa são cadastrados totalmente on-line
Documentos não precisam ser entregues pessoalmente, pois podem ser anexados no Sistema Gestor de Pesquisa

Agora, na Unoeste, os projetos de pesquisa podem ser cadastrados totalmente on-line. Não existe mais a necessidade de comparecer à secretaria da Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq) nem para entregar documentos, pois os mesmos podem ser anexados via internet ao Sistema Gestor de Pesquisa (SGP). O anúncio é feito pelo coordenador doutor Jair Rodrigues Garcia Júnior.
“Também informamos que, em se tratando de projeto que necessite da avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o mesmo deve ser cadastrado simultaneamente no SGP e na Plataforma Brasil. No SGP devem ser anexados apenas os documentos específicos do Capi/CCPq e na Plataforma Brasil somente os documentos específicos do CEP”, explica o coordenador da CCPq, órgão vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.
Conforme Garcia Júnior, a nova funcionalidade do SGP ajuda a poupar tempo para o pesquisador, que não precisa se locomover para entregar documentos e pode fazer o cadastro de qualquer lugar que esteja. “Quando termina o cadastro, os documentos ficam disponíveis aos pareceristas. Na CCPq são conferidos se foram inseridos todos os documentos”, explica.
Feita a checagem documental, o pesquisador recebe por e-mail o número de protocolo. Antes, precisava retirar no balcão. Se os documentos estão adequados, caberá ao parecerista responder. No caso de alguma inadequação, então pedirá a correção necessária. A partir da nova funcionalidade toda documentação permanece disponível no sistema, sendo que anteriormente ficavam disponibilizados apenas o projeto, orçamento e cronograma.
Garcia Júnior chama a atenção para projeto que envolva seres humanos, o qual deve ser cadastrado simultaneamente no SGP e na Plataforma Brasil e assim obter a emissão de protocolo pela CCPq. “Desse modo, a avaliação no Capi/CCPq e na Plataforma Brasil ocorrerão simultaneamente”, conta. Por envolvimento de humanos compreende-se tudo, como análise de prontuário médico ou de ficha escolar, entrevista e assim por diante.
O passo a passo dos procedimentos a serem adotados, a partir dessa nova funcionalidade, foi enviado aos pesquisadores da instituição, por e-mail e na publicação de novembro do boletim Informe CCPq, impresso e disponibilizado em vários setores da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste