CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos da Etec fazem visita técnica na piscicultura

Estudantes de Técnico em Agropecuária conhecem produção e processamento de alevinos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Alunos da Etec fazem visita técnica na piscicultura
Professora responsável pela piscicultura da Unoeste explica técnicas para produção saudável
Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Alunos da Etec fazem visita técnica na piscicultura
Turma presencia abate artesanal e aprende sobre manipulação dos peixes para consumo humano


O setor de piscicultura da Unoeste recebeu nesta sexta-feira (23), alunos da Escola Técnica (Etec). O espaço, localizado no campus II, é referência para estudantes e pequenos produtores da região. A atividade foi acompanhada pela zootecnista responsável pelo setor, Rosimeire de Souza Santos, e pela estagiária de Ciências Biológicas, Ana Julia Peres Sanches.

Conforme a professora da turma do curso técnico em Agropecuária, zootecnista formada pela Unoeste, Luciana Fabris, a visita tem como principal objetivo mostrar aos alunos como ocorre à produção e o processamento do animal. Na ocasião, eles conheceram o laboratório, os tanques e presenciaram o abate artesanal.

“O foco é a manipulação dos peixes, como a carne é utilizada para o consumo humano. Claro que para isso é preciso saber sobre a produção”, pontua Fabris. Segundo ela, a universidade oferece a melhor estrutura da região. “Com essa experiência, os estudantes conhecem a realidade e, futuramente, poderão até utilizar na vida profissional”, aponta.

A responsável pelo setor de piscicultura falou sobre o funcionamento do local, a maneira correta de reprodução e cuidados necessários para a qualidade dos alevinos. Destacou ainda a importância da dose certa de ração para manter a água saudável. “A ração precisa ser boa e na medida certa, já que qualquer exagero pode contaminar a água. Além disso, a alimentação é a parte mais cara da piscicultura”.

Paulo Sérgio Vinha, 30, aluno da Etec, conta que tem um pequeno tanque em sua propriedade e a visita no setor da Unoeste lhe esclareceu algumas dúvidas. “Eu pensava que criar peixe era somente soltar na água e dar ração. Mas, na verdade tem todo um procedimento a ser seguido”, relata.

Ensinamentos que também foram úteis para a estudante Talita Martins Sanches, 27. “Na propriedade da minha família também tem um tanque com peixes, mas ninguém sabia da existência de testes de qualidade da água para evitar bactérias. Essa aula foi bastante produtiva”, salienta.

Piscicultura – O setor de piscicultura da Unoeste conta com uma represa e 23 tanques, sendo todos com peixes. O local é utilizado por alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Ciências Biológicas. Pequenos produtores também recebem auxílio do local.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem