Paulo Miguel tem 9 fotos no livro ‘Um olhar sobre o mundo’
Professor da Faclepp e da Facopp emplaca publicação na época em que comemora 30 anos de carreira

O profissional que tem a melhor fotografia da imprensa mundial por registro na capa da Folha de S.Paulo, em 1989, estampa nove fotos no livro “Um olhar sobre o mundo: 10 anos de exposições fotográficas itinerantes”. Lançado recentemente, é mais um resultado do trabalho desenvolvido há três décadas por Paulo Miguel, professor das faculdades de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) e de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Unoeste.
Quatro fotos de Paulo são de Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais. Os retratos são da exposição “Feliz Cidades” e datam o ano de 1980, quando ele era estudante de Jornalismo. “É um marco do início da minha carreira, eu era mais ingênuo, tinha um olhar de quem estava sendo apresentado à fotografia”. Nesse período de iniciação, a mineiríssima Ouro Preto é mostrada por meio de um beco, da vista geral do município e das igrejas de São Francisco e de Nossa Senhora do Carmo. “Ouro Preto é um patrimônio mundial, uma cidade que gosto e fotografo sempre”, observa.
As belezas da terrinha portuguesa estão impressas em “Um olhar sobre o mundo” pelas cidades de Aveiros, Coimbra, Porto e Torres Novas. São cinco fotografias da exposição “Cidades Portuguesas”, que expressam a arquitetura urbana do país que colonizou o Brasil e por onde Paulo esteve com a família por duas semanas, em 2010. Pela percepção do fotógrafo, Portugal continua com aproximação muito grande conosco. “Adorei o país, os laços são estreitos em tudo, como cultura e costumes”.
A si e aos outros – Mesmo com grande notoriedade no ramo em que atua, Paulo Miguel admite que se surpreendeu ao ver nove fotos divulgadas na obra da Sesi-SP Editora, pois argumenta que “para um fotógrafo, o máximo da carreira é publicar um livro de fotografias”. De acordo com o professor, a satisfação é diferente de quando vê fotos jornalísticas e publicitárias feitas por ele, uma vez que acredita que essas não permitem uma abordagem mais autoral do fotógrafo. “Nas exposições sou mais autor, recebo entrevistas, tenho mais respeito como artista”. Todo o orgulho extrapola a si mesmo. Essa sensação é por permitir que todos possam ter acesso a diversas viagens pelo mundo, ainda que por meio de um olhar direcionado ao livro. “Desde 1980 as exposições passam por muitos lugares”, conclui.
Ficha técnica – Título: Um olhar sobre o mundo: 10 anos de exposições fotográficas itinerantes; ano: 2011; Editora: Sesi-SP; Fotógrafos: 21; Páginas: 198; Locais retratados: Argentina, Bolívia, Bonito, Brasília, Chile, Cuba, Índia, Israel, Japão, México, Moçambique, Ouro Preto, Palestina, Pantanal Matogrossense, Paraty, Paris, Peru, Portugal, Rio São Francisco, Santiago de Compostela, Santos, São Luiz do Paraitinga, Sertão – Norte de Minas Gerais, Tailândia e Uruguai.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste