Reformulação da educação a distância tem resultado positivo
Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem fecha o 1º módulo e aprova “Novo Aprender Unoeste”

Esta semana é de comemoração para o Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste em razão dos resultados positivos alcançados com a reformulação promovida no curso de especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem, com relação ao material didático, equipe gestora e administrativa e utilização do Novo Aprender Unoeste. Ocorre agora o fechamento do primeiro módulo do curso com a participação de mais de 90% dos alunos neste módulo, conforme as coordenadoras do curso, Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli e Ana Lúcia Farão Carneiro de Siqueira.
“No módulo sobre Introdução aos Estudos na Modalidade EAD foi possível verificar o envolvimento, a aproximação, o comprometimento e a satisfação dos alunos, pois cada um conseguiu se organizar em relação ao tempo. Esta modalidade proporciona a autonomia intelectual e a gestão do tempo, favorecendo a formação continuada do profissional tão necessária nos dias atuais”, diz Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli.
“Espero que este curso possa subsidiar a aplicação de novos conhecimentos e ferramentas nas avaliações das disciplinas que ministro, fazendo com que possa avaliar de forma mais ampla e eficiente a aprendizagem dos alunos em sala de aula e também em ambiente virtual. É bom trocar informações e experiências com os colegas de curso, ampliando meus conhecimentos não só sobre avaliação, mas também sobre a utilização e aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o ensino”, comenta a aluna Ana Paula Alves Favareto.
“É importante que comecemos esse curso a distância dessa forma, conhecendo e explorando com responsabilidade o ambiente virtual, já que este será a forma que todos passaremos a maior parte do tempo em ‘convivência’. E para que isso se dê de forma organizada, regrada e com educação, achei bastante relevante o texto e os vídeos apresentados, que me ajudaram bastante a perceber atitudes antes impensadas e erros cometidos no ambiente virtual”, testemunha a aluna Ângela Maria da Silva Santana sobre o primeiro módulo conduzido pela coordenadora do curso e tutora Ana Lúcia Farão Carneiro de Siqueira. O módulo II, iniciado na sequência, é sobre Concepções Teóricas da Avaliação da Aprendizagem e a tutora é Maria Eliza Nigro Jorge.
A especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem teve no dia 25 de fevereiro deste ano a aula inaugural que foi presencial, o que também ocorrerá com as avaliações e a apresentação do trabalho de conclusão do curso. Participaram da reformulação do curso, a professora Ymiracy Nascimento de Souza Polak e os coordenadores do Nead, Sonia Sanae Sato (geral), Dayene Miralha de Carvalho Sano (acadêmica), Marcelo Vinicius Creres Rosa (administrativo), Mário Augusto Pazoti (tecnológico) e Maria Eliza Nigro Jorge (extensão em EAD), além dos pró-reitores José Eduardo Creste (Acadêmico), Zizi Trevizan (Pesquisa e Pós-graduação) e Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima (Extensão e Ação Comunitária), assim como a equipe técnica da Coordenadoria de Web, sob a responsabilidade de Eduardo Henrique Rizo, que coordenou o desenvolvimento e criação do Novo Aprender Unoeste. “Ademais, é importante ressaltar a participação de todos os setores envolvidos com as ações de EAD na Unoeste para a realização desse curso”, diz Sonia.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste