Seminário Amigos do Guri reúne 450 pessoas no campus I
Realização de evento na universidade parte de cooperação que a Unoeste oferece por meio do curso de Música


O V Seminário Amigos do Guri, evento promovido pelo novo parceiro da Unoeste – Projeto Guri –, continua até quarta-feira (21). A reunião de mais de 450 funcionários do programa começou no início desta semana e ocorre no Teatro Universitário César Cava e nos blocos B e H do campus I.
No primeiro dia, estiveram presentes a pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, Afife Salim Sarquis Fazzano, coordenadora de Ações Culturais, Esportivas, de Eventos e Sociais da Proext, e coordenador do curso de Música, Valter Trevisan. Segundo Afife, o programa de extensão “O Guri na Universidade” parte de um termo de cooperação técnica entre o Projeto Guri e a Unoeste, por meio da graduação em Música, inicialmente. “O objetivo é promover a operacionalização de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como difusão cultural, programas de estágio, além de atividades complementares visando o aperfeiçoamento técnico-profissional”.
Alessandra Fernandez Alves da Costa, diretora-executiva da Associação Amigos do Projeto Guri, acredita que contar com a Unoeste será excelente. “Quando podemos ter parceiros regionais, para conseguir trabalhar na capacitação de equipes e beneficiar os próprios alunos, é muito bom, porque queremos valorizar o que tem de melhor em cada região”, declara.
De acordo com a administradora regional do Projeto Guri, Fabiane Sanches Peres, o seminário realizado na Unoeste, primeira atividade da parceria, é um momento de prospectar realinhamento das atividades feitas em Araçatuba, Marília e Presidente Prudente. Ela diz que são reforçadas missão e diretrizes da instituição, além de ocorrer apontamento do balanço do contrato de gestão de 2008 a 2011 e apresentação de metas para os anos de 2012 a 2015.
O alvo ao longo deste e dos próximos anos consiste em implantar ações como elaboração de material didático para os alunos de música do Projeto Guri, investimento em capacitação das equipes e criação de novos grupos de referência, como enfatiza Alessandra. Sobre os últimos quatro anos, pontua que a entidade “cresceu muito em termos de estabilizar diretrizes de gestão e criar condições necessárias para que um projeto tão grande garantisse a qualidade”. A diretora-executiva fala que no período anterior houve renovações de instrumentos e criação de métodos para aperfeiçoamento pedagógico, técnico e no próprio gerenciamento dos recursos.
Além de Alessandra, dão composição à mesa principal do seminário: Carlos Henrique Freitas de Oliveira, Francisco Cesar Rodrigues e José Henrique de Campos, respectivamente diretor administrativo e financeiro, diretor de Desenvolvimento Social e diretor educacional da associação.
Dimensão – A Associação Amigos do Projeto Guri é a organização social de cultura que gerencia o maior programa sociocultural brasileiro. Existente desde 1995, por iniciativa do governo estadual, o Projeto Guri promove educação musical para mais de 51 mil crianças, adolescentes e jovens no Estado de São Paulo.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste