CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Campanha “Eu sou 12 por 8” será nesta quinta em Prudente

Curso de Medicina da Unoeste e Hospital Regional organizam diversas ações em vários pontos da cidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Unoeste Campanha “Eu sou 12 por 8” será nesta quinta em Prudente
Pressão alta é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio


O curso de Medicina da Unoeste, por meio da Liga Acadêmica de Cardiologia, e o Hospital Regional (HR) organizam para esta quinta-feira (26) atividades da campanha “Eu sou 12 por 8”, que ocorrerá em diversos locais, das 8h30 às 17h. No ano passado, em Presidente Prudente, foi aferida a pressão arterial de 2.559 pessoas. Este ano, as ações também serão estendidas para seis unidades Estratégias Saúde da Família (ESFs). “A proposta é contemplar o maior número de pessoas possível, principalmente a população que reside em locais mais distantes”, destaca uma das organizadoras, a cardiologista Margaret Assad Cavalcante, professora da graduação.

Ela ainda salienta que é uma campanha nacional, de iniciativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia e, em Prudente, tem adesão do curso de Medicina e do HR. “As atividades integram um projeto de extensão, que tem como objetivo prestar serviços à comunidade”, acrescenta. Conforme dados divulgados no site da campanha, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam cuidar da saúde para viver mais e melhor. “A pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio”.

No dia 26, residentes de cardiologia e acadêmicos farão palestras em diferentes espaços. Às 10h, simultaneamente, as orientações serão realizadas no pátio externo do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e no Teatro Cesar Cava, no campus I. Às 15h30 será no auditório Acácias, no campus II. E às 16h, no anfiteatro do HR. A Liga Acadêmica montará tendas para aferição da pressão arterial em cinco pontos diferentes, sendo em frente ao HR e ao AME; nos campi I e II, e ainda na Praça Nove de Julho. Nesses locais, o atendimento ocorrerá das 8h30 às 17h.

Já os alunos que integram a disciplina PAPP (Programa de Aproximação Progressiva à Prática), coordenados por professores, farão a aferição da pressão arterial nas seguintes ESFs: São Pedro, Morada do Sol, Humberto Salvador, Alvorada II e III, além de Jardim Cambuci. De acordo com o vice-presidente da Liga de Cardiologia, Diego Pereira de Araújo, a ideia para esta edição é ultrapassar o número de atendidos de 2011. “Tivemos um excelente resultado no ano passado, mas o objetivo é sempre expandir e orientar grande parte da população sobre os riscos da hipertensão”, pontua.

Segundo ele, mais de 100 pessoas, entre membros da Liga Acadêmica de Cardiologia e demais alunos de Medicina, estarão envolvidas nas atividades. A campanha contará ainda com a colaboração de professores e aproximadamente 30 alunos do curso técnico em Enfermagem do Colégio Unoeste.

O evento tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem