CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Compartilhar conhecimentos e aprender como utilizá-los

Eventos integrados reuniram atividades vinculadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Compartilhar conhecimentos e aprender como utilizá-los
Com bom humor e grande experiência na área educacional, Arilda Ribeiro falou aos futuros docentes na última palestra da Jornada de Educação
Foto: Débora André Compartilhar conhecimentos e aprender como utilizá-los
Curso de Fonoaudiologia inscreveu no SIC, sete trabalhos entre Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso
Foto: Débora André Compartilhar conhecimentos e aprender como utilizá-los
Acadêmicas de Pedagogia durante apresentação em formato de painel para avaliação dos docentes


A partir da temática "Conhecimento Integrado: da fragmentação à totalidade", a XIII Jornada da Educação e XIII Simpósio de Iniciação Científica (SIC) agregou durante a última semana, um extenso número de atividades relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) da Unoeste.

De acordo com a diretora da Faclepp e coordenadora geral dos eventos, professora doutora Alba Regina Azevedo Arana estas atividades são importantes, pois possibilitam a interação entre os estudantes e profissionais da área, bem como favorecem o acesso de novas informações e reflexões sobre temas atuais. “O desafio da universidade é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los, e de certa forma os eventos científicos possibilitam vencer esse desafio”, diz Alba.

Na palestra de encerramento (25), a professora doutora Arilda Inês Miranda Ribeiro da Unesp de Presidente Prudente, abordou o tema “Conhecimento Integrado: multidimensionalidade e complexidade humana”. Arilda é uma convidada recorrente nos eventos dessa área, devido a sua ampla experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e da Formação de Professores no Brasil.

No sábado (26), a programação foi voltada exclusivamente para as apresentações de trabalhos orais e exposição de painéis. De acordo com a professora doutora Dayene Miralha de Carvalho, integrante da comissão cientifica do SIC, também foram inscritos trabalhos de pós-graduação lato e stricto sensu. “Percebemos que a adesão e aceitação do público aumentam a cada edição”, observa Dayene.

Os trabalhos revelam um nível qualitativo muito bom e contemplam integralmente a estrutura e abordagem científica garante a professora Renata Medici Frayne Cuba, também integrante da comissão científica. Esse ano, o SIC contou com uma grande participação de acadêmicos da área de Ciências da Saúde, principalmente de Fonoaudiologia, a inserção dos cursos de Engenharias e Comunicação, além da inscrição de um número significativo de trabalhos dos cursos de Música e Artes. “Nesta edição percebemos que outros cursos da universidade começaram a participar efetivamente do SIC, pois este evento conquistou notoriedade além dos muros da Faclepp e teve o seu prestígio elevado”, ressalta Renata.

Neste ano, a grande novidade foi o gerenciamento através de plataforma on-line de submissão e avaliação dos trabalhos, além de inscrições e a escolha dos minicursos e palestras.

A professora doutora Patrícia Alexandra Antunes relatou que o sistema desenvolvido pelo Departamento de Web da universidade melhorou a organização das atividades e permitiu aos alunos o acompanhamento do status dos trabalhos inscritos e a quantidade de vagas dos minicursos e palestras. “Esta novidade trouxe mais agilidade e transparência ao SIC, tendo em vista que todos os pareceres foram abertos aos autores. Isso facilitou também os pareceres dos trabalhos porque pudemos contar com a colaboração de todos os professores da Faclepp, das mais variadas áreas”, enfatizou.

Ela reforça que a realização do SIC no sábado, não concorreu com outras programações da Jornada. Sendo assim, os participantes puderam usufruir exclusivamente deste momento, assistir as apresentações de trabalhos da mesma sessão que estavam participando sem ter que apresentar e sair para participar de outra atividade.

Pela terceira vez consecutiva, o acadêmico do 5º termo de Ciências Biológicas, Demétrius Cauê Silva Ferreira, garantiu a sua presença. Para ele, estas atividades são de grande valia para a sua formação. “O investimento que fiz para integrar esta semana foi brilhante, pois acredito que estes momentos sejam importantes na graduação do aluno. Todo o conteúdo adquirido fora da sala de aula faz a diferença, além do contato com as demais graduações e com os trabalhos de diferentes áreas de concentração”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem