CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Egressos evidenciam credibilidade do mestrado em Educação

Apontam como diferencial da Unoeste a liberdade de expressão que resulta na diversidade e qualidade em pesquisa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Egressos evidenciam credibilidade do mestrado em Educação
Mesa: Adriano Ruiz, Zizi Trevisan, Angelita Lima e Elizabeth Constantino
Foto: João Paulo Barbosa Egressos evidenciam credibilidade do mestrado em Educação
Maria Gertrudes e Devanir de Lourdes, egressas do mestrado em Educação
Foto: João Paulo Barbosa Egressos evidenciam credibilidade do mestrado em Educação
Palestrante doutora Elizabeth Piemonte Constantino, professora da Unesp


Durante o II Encontro de Egressos do Mestrado em Educação da Unoeste, realizado durante a manhã desta quinta-feira (31), no campus II, foram prestados 23 depoimentos. Todos reforçaram o tema da palestra da doutora Elizabeth Piemonte Constantino que focou as contribuições desse programa para vida pessoal e profissional. Os conceitos emitidos evidenciaram a credibilidade e apontaram como diferencial a liberdade de expressão, diretamente relacionada à diversidade de produção científica com qualidade de pesquisa.

Conforme depoentes, em várias instituições não é o aluno quem elege o tema a ser estudado. Existe imposição de orientadores. A partir daí há toda uma gama de opressões, na qual o aluno é visto como um número, o orientador se mantém no pedestal de sua titulação e falta ao mestrando o estímulo para explorar ao máximo seu próprio potencial. Esse é um resumo de histórias apresentadas por quem passou pela desagradável experiência, para depois encontrar na Unoeste o suporte em produções com excelentes resultados.

“O mestrado em Educação da Unoeste contribuiu comigo, com a instituição na qual trabalho com meus colegas, com os alunos, com os projetos que criei e com a comunidade onde atuo”, disse Maria Gertrudes Gonçalves de Souza Guimarães, diretora da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (Fafijan), da fundação educacional de ensino superior de Jandaia do Sul/PR. Seu ingresso no mestrado deu-se quando passou a responder pela coordenação da instituição paranaense, onde os cursos são noturnos. Elegeu como tema de dissertação o trabalhador estudante.

Para estar em Prudente, a dirigente da Fafijan levantou às 5h30 para chegar no Encontro às 8h30. Esforço compartilhado pela professora titular na mesma instituição, Devanir de Lourdes Martins Papa Gerônimo. Contaram que fizeram questão de atender o chamamento da Unoeste pela importância que o Mestrado tem em suas vidas. José Eduardo Balakian, que trabalha na pós-graduação do Senac em Prudente e faz doutorado na Universidade Federal de São Carlos, viajou 451 quilômetros para participar e dizer em seu depoimento que carrega consigo o olhar humanitário e o carinho dos professores, além de todo aprendizado que transformou a sua vida.

Compuseram a mesa diretora dos trabalhos a Pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação, doutora Zizi Trevizan, a Pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária, doutora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, o coordenador do mestrado em Educação, doutor Adriano Roberto Ruiz, e a palestrante doutora Elizabeth Piemonte Constantino. No cerimonial organizado pela assessora da Proext, Juliene Orosco, e conduzido pelo jornalista/professor Homéro Ferreira, em nome da reitora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima a doutora Zizi saudou os participantes e teceu considerações sobre a importância do evento. O doutor Ruiz agradeceu e deu boas vindas.

Além de Ruiz e Zizi Trevizan, estiveram presentes os professores doutores Carmen Lúcia Dias, Caroline Kraus Luvizotto, Helena Faria de Barros, Ivone Tambelli Schmidt, Lúcia Maria Gomes Correa Ferri, Raimunda Abou Gebran, Sandra Fogaça Rosa Ribeiro, Sérgio Fabiano Annibal e Tereza de Jesus Ferreira Scheide. Em virtude de outros compromissos, não puderam participar José Camilo dos Santos Filho e Raquel Rosan Christino Gitahy. Todos os professores foram citados pelos ex-alunos, com palavras de agradecimento e elogios, incluindo a secretária do Mestrado, Idalina de Oliveira Lima, a Ina.

Egressos participantes – Além das professoras Maria Gertudes e Devanir de Lourdes e de Balakian, se manifestaram publicamente Munir Jorge Felício, Maridalva de Lourdes Barradas Marques Mura, Denise Ivana de Paula Albuquerque, Brasilda dos Santos Rocha, Marisa de Oliveira Barbosa, Léo Samuel Santana, Fábio Luís Nogueira, Célia dos Santos Silva, José Antônio Baltazar, Aparecida Carmem Ticianelli Terezaki, Nicolau Ayres, Regina Rita da Silva Santos, Josete Guariento Carvelli, Edima de Souza Mattos, Maria Lúcia Alves Vilela, Eliara Marli Rosa, Sônia Maria Pelegrini, Marcos Medeiros de Souza, Jerson Joaquim da Silva e Aidê de Melo Alves.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem