CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enfermagem atende funcionários de empresa de combustíveis

Ação em distribuidora contempla 55 trabalhadores


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Enfermagem atende funcionários de empresa de combustíveis
Aferição de pressão arterial, exame de diabetes e orientações sobre doenças crônicas foram os serviços prestados
Foto: Cedida Enfermagem atende funcionários de empresa de combustíveis
Maria Rita Guimarães Maia, com os alunos Jair Alves Junior, Andreia Cristina Venturin e Janete Dias Navarro


Uma parceria entre o curso de Enfermagem da Unoeste e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santana, beneficiou trabalhadores de distribuidora de combustíveis Ipiranga de Presidente Prudente. A ação de saúde ocorreu nesta semana e envolveu três alunos do 8º termo da graduação que fazem Estágio Curricular Supervisionado na UBS do bairro, coordenados pela professora Maria Rita Guimarães Maia.

A ação contemplou funcionários internos e caminhoneiros que atuam no transporte de combustíveis. Ao todo, foram 55 atendimentos, entre aferição da pressão arterial, teste para identificar diabetes, além de orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis.

Conforme a professora responsável, o diferencial dessa atividade foi o público-alvo. “Os caminhoneiros, em especial, não têm tempo para procurar o atendimento primário nas UBSs, justamente pelo horário de funcionamento das unidades. Muitos desenvolvem alguma doença crônica e não sabem. Quando vão procurar ajuda é porque o problema já se agravou”, relata.

Maria Rita salienta que ações como essa fazem com que os alunos aprendam a trabalhar com planejamento. “Eles estão colocando em prática o papel do enfermeiro e, o mais importante, com foco naquilo que se espera do SUS [Sistema Único de Saúde]: promoção e prevenção de doenças”, acrescenta.

Participaram da ação, os acadêmicos Jair Alves Junior, Andreia Cristina Venturin e Janete Dias Navarro. “Essa interação, fora da unidade de saúde, nos possibilita uma busca ativa, ou seja, fazer promoção e prevenção de saúde que tanto é falado”, afirma Alves Junior. Andreia destaca a falta de orientação deste público. “Atendemos muitas pessoas com pressão alta, alguns até sabem da doença, mas não tomam o medicamento corretamente, além da alimentação errada, que pode acarretar em sérios problemas de saúde”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem