CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudante de Engenharia Ambiental é estimulado a empreender

Jornada do curso é iniciada com apresentação da Intepp


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudante de Engenharia Ambiental é estimulado a empreender
Zizi Trevizan, José Eduardo Creste, Ivam Liboni e José Roberto Vieira Lins na abertura
Foto: João Paulo Barbosa Estudante de Engenharia Ambiental é estimulado a empreender
Gerente da Intepp, Fernanda Yumi, durante conferência de abertura


A Jornada de Engenharia Ambiental da Unoeste 2012 é realizada com um propósito claro, o de mostrar ao estudante a realidade do mercado de trabalho e como é possível a inserção. O primeiro tema tratado na abertura, na tarde desta segunda-feira (7), foi empreendedorismo. A mestre em Administração Fernanda Yumi Tsujiguchi ofereceu subsídios estimulantes. Utilizou como modelo a Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), da qual é gerente, para mostrar como se planejam e como se desenvolvem ações empreendedoras.

A conferencista da abertura da jornada mostrou o amplo aparato de recursos que pode ser utilizado pelo engenheiro ambiental “que queira transformar projetos em negócios próprios e realizar sonhos”, diz Fernanda. A Intepp é mantida por vários parceiros, entre eles Associação Comercial e Empresarial, Unesp, Sebrae e poder público municipal. É ancorada pela Unoeste, que oferece recursos humanos, espaço físico e infraestrutura, juntamente com sua mantenedora a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), a Faculdade de Informática de Prudente (Fipp) e a empresa Uninfo Jr.

O pró-reitor acadêmico José Eduardo Creste procedeu a abertura oficial com votos de sucesso ao evento, elogios à organização e o alerta de que em tempos de sustentabilidade global está em evidência a “fantástica profissão de engenheiro ambiental”. Também falou da oportunidade do estudante vivenciar experiências de profissionais que estão no mercado e a possibilidade de criar uma rede de relacionamentos. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, doutora Zizi Trevizan, enalteceu o tríplice envolvimento na organização da jornada, com a coordenação do curso, professores e alunos. No primeiro dia o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/SP) compareceu ao evento, representado pelo conselheiro José Roberto Vieira Lins.

Outro enfoque de Zizi, num reforço ao texto lido na abertura da cerimônia, foi sobre a pesquisa ser o diferencial de uma universidade entre as instituições de ensino superior. Sugeriu aos estudantes que se envolvam com pesquisa e ainda citou o recém-instalado mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, implantado na Unoeste com o conceito 4 (vai até 5) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O professor Ivam Salomão Liboni, coordenador de Engenharia Ambiental, anunciou que o assunto pós-graduação faz parte da jornada, em palestra de encerramento na quinta (10) com a engenheira ambiental Ana Carolina Correia de Oliveira, às 15h30.

Programação – Na terça (8), das 8h às 11h, será oferecido para alunos do 5º ao 8º termo o minicurso Resíduos Sólidos: Projetos Desenvolvidos na Unesp, pela professora doutora Maria Cristina Rizk. No mesmo dia, a partir das 13h30, a engenheira ambiental Cláudia Varnier, do Instituto Geológico de São Paulo, discorrerá sobre a contaminação com nitrato dos recursos hídricos de Prudente.

Na quarta-feira (9), as atividades começarão às 8h com o minicurso Limnologia para alunos do 1º ao 4º termo, conduzido pela doutora Renata Ribeiro, da Unesp. A primeira de duas palestras da tarde será às 13h30, quando o engenheiro ambiental da Caiuá Distribuição de Energia S/A, Lucas Teixeira Pereira, discorrerá sobre a atuação do profissional dessa área. Às 15h30, a engenheira ambiental Jacqueline Souza, da Usina Atena de Martinópolis, abordará o tema das usinas sucroalcooleiras.

No último dia, na quinta (10), às 8h, o minicurso Levantamento Topográfico – GPS será ministrado pelo professor mestre José Gustavo Vieira, da Unoeste. Às 13h30 o engenheiro ambiental Lincoln Rocha falará sobre drenagem urbana. A programação será desenvolvida no Núcleo de Educação a Distância (Nead), no campus II da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem